Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Timothy Ray Brown

Morre de leucemia a primeira pessoa curada do HIV no mundo

- iStock
Cláudia Collucci - Folhapress
01 out 2020 às 09:25
Publicidade
Publicidade

Timothy Ray Brown, a primeira pessoa a ser curada da infecção pelo HIV, morreu nesta terça (29) em decorrência de leucemia, doença que motivou o tratamento histórico em 2008.


O anúncio foi feito pelo seu parceiro, Tim Hoeffgen, nas redes sociais. Brown recebia cuidados paliativos em sua casa em Palm Springs, na Califórnia, onde morava.

Publicidade
Publicidade


Para tratar a leucemia, há 13 anos ele recebeu um transplante de medula de um doador com um gene hereditário raro, associado à redução do risco de contrair HIV. Desde então, todos os testes para HIV foram negativos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em fase de testes

Vacina da dengue do Butantan tem eficácia de em 79,5% após única dose

Imagem de destaque
Saiba mais

Pai de Vanessa Lopes atualiza quadro de saúde da filha após desistência do BBB 24

Imagem de destaque
Alerta

OMS alerta para falsificações do Ozempic

Imagem de destaque
Neuralink

Humano recebe primeiro implante de chip cerebral de empresa de Elon Musk


Apelidado de "o paciente de Berlim" (onde morava na época do transplante), Brown participava de conferências sobre a doença no mundo todo. Ele esteve no Brasil no ano passado para participar de uma convenção sobre o tema na USP.


Por anos, ele pensou estar curado também da leucemia, mas câncer voltou no fim do ano passado e se espalhou rapidamente.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, em abril do ano passado, ele disse que, às vezes, se sentia culpado pela cura do HIV, enquanto tantos outros ainda morrem pela doença.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade