Mortalidade pelo novo coronavírus em Arapongas é quase o dobro de Londrina

por Viviani Costa - Grupo Folha
   
Divulgação

As mortes por Covid-19 em Arapongas já somam 99 casos desde o início da pandemia. O último balanço foi divulgado nesta segunda-feira (21). A cidade apresenta 4.135 confirmações da doença e um coeficiente de mortalidade de 79 casos por 100 mil habitantes. O índice é calculado pela divisão entre o número de óbitos pela doença e a quantidade de habitantes na cidade. O resultado é multiplicado por 100 mil para obter a proporção final. De acordo com a última estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Arapongas possui 124.810 habitantes.

Já Londrina apresenta coeficiente de mortalidade de 41 casos por 100 mil habitantes. Dos 9.100 registros positivos de Covid-19, 237 resultaram em mortes pela doença. A estimativa populacional para a cidade é de 575.377 habitantes, segundo dados do IBGE.

Na segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Arapongas confirmou 20 novos casos da doença. Entre eles estão uma menina de 4 anos e um menino de 5 anos. As três novas mortes registradas foram de uma mulher de 76 anos e de dois homens com 78 e 81 anos. Ambos possuíam comorbidades.

Nesta terça-feira (22), a cidade confirmou 26 casos e dois óbitos. Entre os confirmados estão uma menina de três anos e meninos de um ano, dois anos, seis anos e 12 anos. Em relação aos óbitos, tratam-se duas mulheres. Uma de 43 anos e outra de 72. Com mais duas mortes, Arapongas atinge 99 registros.

Os coeficientes de mortalidade de Londrina e de Arapongas estão bem acima do registrado no Paraná que apresenta índice de 36 óbitos por 100 mil habitantes. Desde o início da pandemia, foram registrados 163.762 casos positivos da doença no Estado e 4.103 mortes, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) nesta segunda-feira.

A Secretaria de Saúde de Arapongas não retornou o pedido de entrevista até o fechamento desta matéria.

Conteúdo relacionado: