Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda o termo

Não há evidência de imunidade de rebanho contra o coronavírus no Brasil, diz diretor da Opas

Guilherme Botacini - Folhapress
15 jul 2020 às 08:38
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não há qualquer evidência científica de que o Brasil esteja próximo de atingir a chamada imunidade de rebanho para o novo coronavírus, segundo Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), braço regional da OMS (Organização Mundial da Saúde), em entrevista on-line a jornalistas nesta terça (14).

À medida que as pessoas se infectam pelo novo coronavírus, desenvolvem um grau de resistência: a chamada resposta imune. Os anticorpos produzidos pelo organismo de cada um exposto ao vírus servem como obstáculo à disseminação desse mesmo vírus dentro de uma população. Quando a porcentagem de pessoas "imunizadas" aumenta, o "rebanho" – isto é, a população – acumula barreiras cada vez maiores e, com isso, confere proteção àqueles que ainda poderiam ser infectados. Esse efeito é chamado de "imunidade de rebanho".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Espinal citou estudos brasileiros e internacionais para afirmar que a imunidade de rebanho só é atingida quando entre 50% e 80% de uma população tem contato com o vírus. Manaus, que ficou internacionalmente reconhecida como uma das cidades brasileiras mais atingidas pela pandemia de Covid-19, teria apenas 14% da população afetada, segundo pesquisa brasileira citada pelo diretor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde


"Não há qualquer evidência de que o Brasil ou partes do país tenham atingido a imunidade de rebanho. No caso de Manaus, estamos longe de chegar a essa conclusão. Ainda vemos uma alta ocupação dos leitos na cidade", disse Espinal.

Publicidade


Essa prevalência necessária e inalcançada, aliás, não se restringe ao Brasil, segundo o diretor. Populações de países que não impuseram medidas restritivas fortes e por isso, em tese, foram mais expostas ao vírus, não atingiram patamares maiores de imunidade. É o caso da Suécia, onde apenas 7% de sua população teve contato com vírus entre abril e maio, segundo Espinal.


O diretor afirma que a própria ideia de imunidade para o novo coronavírus ainda está em discussão pela comunidade científica.

Publicidade


Um estudo do Reino Unido, por exemplo, apontou que a concentração de anticorpos neutralizantes para o novo coronavírus no sangue de quem já se recuperou pode diminuir significativamente com o tempo. Testes rápidos, que detectam esses anticorpos, também não possuem sensibilidade suficiente para acusar a presença dessas moléculas em baixa concentração no sangue.


Isso não significa que a imunidade desaparece, mas apenas que é cedo para afirmar que todos os infectados e recuperados estarão imunes ao novo coronavírus. "Muitas pesquisas ainda devem ser feitas nesse sentido", afirmou o diretor.

"Não recomendamos a abordagem da imunidade rebanho porque o custo em termos de vidas perdidas será imenso, assim como o custo econômico", concluiu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade