Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuide-se!

Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas

Cristina Índio do Brasil - Agência Brasil
01 nov 2023 às 12:13
- Wilson Dias/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para reforçar a conscientização do homem a respeito das doenças urológicas e o perigo de um diagnóstico tardio, a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) começou nesta qurta-feira (1º) o Novembro Azul. O objetivo é elevar o nível de informação sobre os riscos que podem ocasionar, por exemplo, câncer de próstata. Por meio do Portal da Urologia e das redes sociais, a SBU vai promover lives e divulgar vídeos.


Como incentivo para os homens procurarem os cuidados com a saúde desde cedo, a entidade iniciou em setembro o #VemProUro. Na intenção de atrair o público mais jovem, o ator Guilherme Berenguer, 43, é o porta-voz da campanha "Saúde também é papo de homem". Ele gravou vídeos e fez fotos para o cartaz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A urologista Karin Jaeger Anzolch, uma das coordenadoras do Novembro Azul deste ano e idealizadora da pesquisa, aponta que o ator foi escolhido por ser um homem mais jovem que já cuida da saúde

Leia mais:

Imagem de destaque
PR recebeu 51.830

Regional de Saúde de Londrina deve receber quase nove mil novas doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago


“Vem trazer a mensagem de que, antes mesmo de surgirem os problemas de saúde, que sabidamente vão se tornando mais prevalentes com o passar da idade, ele se engaje nos cuidados gerais e preventivos, incluindo a saúde prostática, até para poder usufruir da vida como ele mesmo deseja, com qualidade, longevidade, com menos medo e mais satisfação em todas as esferas, incluindo a sexual, correndo menos ‘atrás do prejuízo’ e prevenindo mais doenças”, destaca.

Publicidade


A diferença de comportamento entre meninos e meninas adolescentes é um ponto que precisa ser considerado. Segundo o presidente da SBU, Alfredo Canalini, as meninas vão às consultas 18 vezes mais que os meninos no SUS (Sistema Único de Saúde) e, além disso, a vacinação contra o HPV teve mais êxito entre as meninas que em meninos.


“Não é só o câncer de próstata, porque a mulher não tem só câncer de mama como doença ginecológica, mas elas conhecem útero e sabem o que é mioma de útero. No entanto, quando se vê que a questão de ser benigna a próstata é conhecida apenas por 43% dos homens, ele não sabe coisas sobre o próprio organismo. A gente resolveu neste Novembro Azul aumentar o horizonte de atuação. O câncer de próstata é importante, mas há outro fatores como a vacinação contra o HPV para os adolescentes. O que queremos é que haja uma mudança no comportamento do homem”, pontua em entrevista à Agência Brasil.

Publicidade


Urologista Cidadão


Publicidade

Antecedendo o 39º CBU (Congresso Brasileiro de Urologia), que vai ocorrer de 18 a 21 de novembro em Salvador, na Bahia, haverá nos dias 13 e 14 deste mês um mutirão solidário de atendimentos e cirurgias no Hospital Roberto Santos, a maior unidade pública do estado, onde funciona o Hospital do Homem.


Em parceria com o governo baiano, a ação Urologista Cidadão vai reunir de 50 a 100 especialistas, que vão atender a 3 mil homens e farão cerca de 20 cirurgias de HPB (hiperplasia benigna da próstata); dez avaliações urodinâmicas, que são exames funcionais do trato urinário para avaliar o armazenamento e o esvaziamento da bexiga; 60 urofluxometrias, exame que avalia o fluxo da urina e 20 ultrassonografias de próstata nos homens que estão na fila da unidade.


A expectativa do diretor científico do 39º Congresso Brasileiro de Urologia, Ubirajara Barroso Jr., é que o mutirão resulte na conscientização da população masculina sobre os cuidados com a própria saúde. “Além de ser uma grande oportunidade para urologistas de todo o país se mobilizarem em favor do atendimento a pacientes do SUS”, completa.


Imagem
Paraná faz leilão com mais de 200 veículos recuperáveis disponíveis em Londrina e Maringá
A Seap (secretaria da Administração e da Previdência) vai promover novo leilão de veículos e sucata de automóveis com lances abertos a partir de 20 de novembro
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade