Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Número de obesos mais que dobrou no Brasil em 17 anos

Folhapress
03 nov 2020 às 09:25
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em menos de duas décadas, o percentual de pessoas obesas no Brasil mais que dobrou, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): passou de 12,2% em 2002/2003 para 26,8% em 2019. Isso significa que um em quatro adultos no país vive com a condição, que pode trazer complicações de saúde como diabetes e pressão alta.Quando observadas as pessoas com excesso de peso, o número é maior: 61,7% da população em 2019. Em 2002/2003, era 43,3%.


A obesidade é um problema multifatorial, afirma Mario Carra, presidente do Departamento de Obesidade da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia). Do ponto de vista genético, a predisposição para um baixo metabolismo atrapalha o gasto das calorias consumidas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A isso, estão aliados fatores ambientais, como a pouca prática de exercícios físicos, alimentação desregrada e fácil acesso a alimentos de baixa qualidade nutricional, mas com alto teor calórico. "É uma epidemia porque atinge mais da metade da população e fugiu do controle das autoridades sanitárias. Foi-se degenerando a forma como a população se alimenta."

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


A nutricionista Elisabeth Chiari, diretora-secretária do CFN (Conselho Federal de Nutrição), cita, ainda, a contribuição do estilo de vida urbana para o aumento dos números de obesidade.

Publicidade


"As pessoas ficam muito tempo sentadas, andam pouco a pé, não param para almoçar direito, comem rápido e mal. Tem também a influência do estresse, que ainda gera uma situação cíclica [aumentando a alimentação compulsiva]. Também há o consumo de medicamentos que provocam aumento de peso e a má qualidade do sono."Por ter vários fatores que contribuem para a doença, o tratamento também precisa ser feito com diversas abordagens, diz Carra.


"O tratamento é feito com alimentação e atividade física, mas para muitas pessoas tem que ter um medicamento que mude o padrão de gasto calórico." Mas isso sempre com acompanhamento médico.

A educação alimentar na infância é algo que pode ajudar a prevenir os casos de obesidade e sobrepeso na vida adulta, de acordo com Carra. Crianças que lidam com o problema têm mais propensão a permanecer com o peso desregulado."Temos que educar crianças e pais sobre como escolher melhor a alimentação."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade