Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

OMS pede transparência nos dados sobre pandemia no Brasil

Ansa Brasil
08 jun 2020 às 15:48
- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O diretor de emergências da OMS (Organização Mundial de Saúde), Michael Ryan, pediu nesta segunda-feira (8) "transparência" ao Brasil na divulgação dos dados sobre a pandemia do novo coronavírus (Sars-COV-2).

A entidade espera que o país encontre uma rápida solução para a "confusão" nas informações e fez um apelo para que o governo brasileiro continue a relatar "números importantes" - como os casos e as mortes diárias- de forma desagregada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, Ryan, ressaltou que a clareza neste processo é "ainda mais importante" para toda a população. "É muito importante, ao mesmo tempo, que as mensagens sobre transparência e divulgação de informações sejam consistentes, e que nós possamos contar com os nossos parceiros no Brasil para fornecer essa informação para nós, mas, mais importante, aos seus cidadãos. Eles precisam saber o que está acontecendo".

Leia mais:

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS

Imagem de destaque
Alarmante

Brasil lidera países com maior incidência de câncer de pênis, responsável por 600 amputações por ano


De acordo com Ryan, os boletins sobre a pandemia no Brasil que são enviados à OMS estão entre os mais completos e atualizados em comparação com o restante do mundo.

Publicidade


O diretor da OMS ainda disse que o "Brasil é um país muito grande; tem uma população muito diversa; tem populações muito vulneráveis, particularmente em áreas ao redor de áreas urbanas, populações indígenas e outras. Portanto, o Brasil merece nosso apoio total, e nós continuaremos a apoiar o Brasil e sua população na luta contra a Covid".


A declaração foi dada no mesmo dia em que o Ministério da Saúde afirmou que a divergência nos números referentes às mortes e aos casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) ocorreu em decorrência de um erro nos óbitos registrados em Rondônia e nas infecções confirmadas no Ceará.

Publicidade


Em nota, a pasta "informa que corrigiu duplicações e atualizou os dados divulgados sobre casos e óbitos por Covid-19 no último domingo (7), às 20h37", citando, especialmente, os dois estados.


"Podem ser citadas a situação de Roraima, em que haviam sido publicados 762 óbitos e, após verificação do Ministério da Saúde, o número foi consolidado em 142. Outra situação corrigida foi em relação ao número de casos confirmados no Ceará, que passou de 62.303 para 64.271 após atualização", diz o texto.

Publicidade


Segundo o Ministério da Saúde, "o último boletim de 24h deve ser considerado 18.912 casos e 525 óbitos novos". Com isso, o total de contaminações no país é de 691.758 e de mortes é 36.455.


"O número de recuperados soma 283.952 pacientes e outros 371.351 estão em acompanhamento médico", acrescenta a nota. A confusão na divulgação dos dados ocorreu neste domingo (7).


O primeiro balanço foi divulgado com 1.382 óbitos nas últimas 24 horas, totalizando 37.312. O segundo, no entanto, apontava 525 falecimentos, somando 36.455. A diferença entre os dois balanços referentes às mortes das últimas 24 horas era de 857 pessoas.

"O Ministério da Saúde reforça que vem aprimorando os meios para a divulgação da situação nacional de enfrentamento à Covid-19. Busca-se a elaboração e a disponibilização de dados epidemiológicos e estatísticos fidedignos, com base em números reais e transparentes e atualização periódica", concluiu o comunicado, anunciando que "uma nova plataforma interativa será lançada nesta semana".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade