Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Trombose

Pacientes com Covid-19 podem ter coágulos espalhados pelo corpo, diz estudo

Folhapress
13 jul 2020 às 16:03
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A coagulação sanguínea causada pelo novo coronavírus pode atingir diversos órgãos do corpo do infectado. Assim, tromboses surgem e causam complicações como embolia pulmonar, derrame cerebral e amputação de membros.

A disseminação dos coágulos pelo corpo foi confirmada em um estudo realizado por cientistas de instituições norte-americanas publicado no fim de junho na revista científica EClinicalMedicine, periódico de acesso aberto pertencente à Lancet, uma das publicações científicas mais relevantes da área médica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No artigo, os pesquisadores descrevem sete autópsias feitas em pessoas mortas por Covid-19. Todas possuíam coágulos nos vasos sanguíneos menores (microvasculatura) dos pulmões, coração, rins e fígado. Segundo os autores, os achados sugerem que a trombose tem um papel relevante no processo da doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Em entrevista à CNN americana, a patologista Amy Rapkiewicz, pesquisadora no NYU Langone Medical Center, hospital universitário ligado à Universidade de Nova York, e principal autora do estudo, disse que a descoberta é dramática. "Embora estivéssemos esperando esse resultado nos pulmões, acabamos encontrando os coágulos em quase todos os órgãos que estudamos", afirmou.

Publicidade


A trombose acontece pela formação de coágulos nos vasos sanguíneos, que atrapalham ou bloqueiam a passagem do sangue. "A interrupção do fluxo leva ao sofrimento do órgão por falta de sangue", explica Fernanda de Oliveira Santos, médica hematologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.


De acordo com Santos, o resultado do artigo corrobora o que os médicos têm observado em pacientes com Covid-19 que manifestam derrame cerebral, embolia pulmonar e até trombose nas pernas que podem levar a amputações.

Publicidade


Problemas com a coagulação sanguínea causada pela Covid-19 fizeram com que o ator canadense Nick Cordero tivesse a perna amputada em abril. O ator morreu no início de julho devido a complicações da doença.


Um documento publicado em maio pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, pela Sociedade Brasileira de Infectologia e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia orienta o uso do anticoagulante heparina em doses profiláticas em pacientes internados com Covid-19.

Publicidade


Um artigo publicado por pesquisadores da China em maio no periódico científico Journal of Thrombosis and Haemostasis já havia relacionado o uso de tratamento com anticoagulantes a menos mortes em casos mais graves de Covid-19.


Na última sexta-feira (10), a revista científica Clinical and Applied Thrombosis/Hemostasis publicou um artigo assinado por especialistas brasileiros e estrangeiros que reúne orientações baseadas nas evidências mais recentes para o tratamento da trombose em pacientes da Covid-19.

Publicidade


A publicação tem o endosso da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), da União internacional de Angiologia e do Fórum Venoso Europeu.
"Dados confiáveis estarão disponíveis em breve, mas, até lá, médicos devem fazer o que é comprovadamente eficaz e seguro e, em caso de incerteza, randomizar [dividir aleatoriamente] pacientes em estudos clínicos em andamento", escrevem os cientistas.


Segundo o artigo, cerca de 40 estudos estão em andamento no mundo para avaliar diferentes estratégias anticoagulantes em doentes da Covid-19.

Publicidade


Segundo Santos, que também participa de um estudo para avaliar a dose adequada de heparina para os pacientes com a doença, uma das hipóteses é que esses coágulos surgem no contexto da tempestade de citocinas, substâncias inflamatórias liberadas pelo corpo para combater o vírus mas que acabam prejudicando os órgãos do infectado.


A médica patologista da USP Katia Ramos Leite também afirma que o aumento dos coágulos pelo corpo pode estar ligado à tempestade de citocinas. Segundo ela, o fenômeno, chamado de coagulação intravascular disseminada, é observado em outros casos de processos infecciosos graves.

Publicidade


"Essas células inflamatórias criam um ambiente brutal para que o corpo se livre do invasor. Mas é uma resposta muito violenta, que provoca alterações em outras partes do corpo e levam ao óbito", diz Leite.


Em abril, pesquisadores da USP relataram no Journal of Thrombosis and Haemostasis a presença de trombose nos pequenos vasos sanguíneos do pulmão de pessoas que morreram com a Covid-19.


Os resultados foram obtidos por meio de uma técnica de autópsia minimamente invasiva, que usa exames de imagem. Como se trata de uma doença infecciosa, o uso da técnica diminui os riscos de que algum profissional se contamine durante o procedimento.


O novo coronavírus se conecta a um receptor específico, o ECA2, que está presente em células do sistema respiratório, intestino, rins e vasos sanguíneos. Nessas áreas, o efeito do invasor para destruir as células é direto e localizado.

Segundo Leite, da USP, autópsias têm mostrado que coágulos podem ser vistos em partes que não foram diretamente infectadas pelo vírus, como testículos e próstata. Para ela, isso pode ser mais uma evidência de que o fenômeno dos coágulos são uma consequência do processo inflamatório desencadeado pelo vírus.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade