Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Paraná bate 10 mil casos de Covid-19 e vive pior semana da pandemia

Katna Baran - Folhapress
18 jun 2020 às 08:31
- AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná bateu nesta terça-feira (16) recorde de casos e mortes pelo novo coronavírus e está enfrentando sua pior semana da pandemia da Covid-19 desde março, quando teve os primeiros registros da doença.

Com 841 novos diagnósticos em 24 horas e 30 mortes em alguns dias, o Paraná chegou à marca total de 10.557 pessoas infectadas e 364 óbitos. O estado também tem visto a taxa de ocupação de leitos crescer e atingir mais de 70% em algumas regiões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar de manter a 22ª posição em registros da Covid-19, os números deste boletim estadual são parecidos com os últimos dados do Maranhão, que ocupa o 5º lugar na tabela.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, o paranaense Clóvis Arns já havia previsto o cenário preocupante. "Mesmo hospitais privados de Curitiba já estão sem vagas de UTI ou com poucas disponíveis", disse ele no domingo (14) sobre a situação da capital.

Publicidade


A gestão Ratinho Jr. (PSD) escolheu apostar no bom senso da população e deixou a cargo das prefeituras as regras de reabertura de comércio, shoppings e outras atividades. Assim, a maioria das cidades já havia retomado praticamente toda a economia e agora, com a taxa de contaminação e de ocupação de leitos se agravando, estão revendo as medidas.


Uma delas é Curitiba, que registrou recordes da pandemia nesta terça-feira: foram 510 novos casos – maior número desde março – e seis mortes. Uma das explicações da prefeitura para os dados é a inclusão de 428 testes ambulatoriais que tiveram os resultados disponibilizados.

Publicidade


Mesmo assim, o restante dos 82 resultados positivos representa o dobro do número registrado no dia anterior, e a prefeitura admite um crescimento exponencial da doença. A taxa de ocupação de UTIs chegou a 78%, batendo 83% das unidades reservadas para adultos.


"É urgente que a população tome medidas de proteção ou em duas semanas não teremos mais leitos", alertou a infectologista da secretaria municipal de saúde, Marion Burger.

Publicidade


Na segunda-feira (15), a prefeitura acendeu o alerta laranja, nível médio entre três criados na semana passada para balizar o funcionamento de setores da economia.


Ainda assim, shoppings, academias e outros estabelecimentos, que seriam originalmente fechados, foram mantidos abertos com restrições, após protestos de empresários do setor em frente ao prédio da prefeitura e à casa do prefeito Rafael Greca (DEM). Parques e praças foram interditados.

Publicidade


Outra parcela da população, contrária à flexibilização, tem reagido contra o político nas redes sociais. O Ministério Público também pediu explicações à prefeitura sobre as concessões.


Em resposta, Greca gravou um vídeo em que afirmou que as pressões decorrem do ano eleitoral e cita "inimigos políticos" que empurram a população "para a morte".

Publicidade


O município resistia às restrições de comércios e serviços desde o início da pandemia. Em maio, o prefeito citou em uma rede social que os curitibanos vinham seguindo o "modelo sueco" de combate à doença, apostando na "inteligência" da população.


Só agora, com o aumento exponencial de casos, Greca está tomando medidas mais severas. Apesar das respostas, ele apelou novamente para o bom senso. "O Brasil não pode conviver com desobediência civil num momento que é preciso disciplina e regras sanitárias", declarou.

Publicidade


Outro fator que levou ao crescimento dos casos no Paraná foi a contaminação em frigoríficos -são mais de 300 no estado, empregando cerca de 100 mil pessoas. O estado já teve que controlar altas da Covid-19 em algumas regiões com influência da atuação das empresas.


Atualmente, Cianorte, cidade do noroeste do estado com 82.620 habitantes, vive o pior momento de enfrentamento da doença. Após contaminação em um abatedouro de aves, a regional de saúde que congrega esta e outras dez cidades, reunindo cerca de 160 mil pessoas, possui a maior taxa estadual de casos confirmados do novo coronavírus por 100.000 habitantes.


Entre os grandes municípios do estado que já haviam reaberto comércio e serviços, todos estão voltando atrás e revendo as medidas.


Em Cascavel, no oeste, há toque de recolher a partir das 20h, restrição de horário de funcionamento de estabelecimentos e suspensão da gratuidade dos ônibus. Nos finais de semana, há lockdown. A cidade está entre as que têm maior registro de casos do novo coronavírus por número de habitantes, segundo estudo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.


A região figura entre as que possuem a maior taxa de ocupação de UTIs exclusivas para pacientes com a doença (72%), ao lado da leste, onde fica Curitiba, com 74% dos leitos preenchidos.


A prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, também estabeleceu toque de recolher nesta semana após receber mais de mil denúncias de festas e aglomerações. A medida vale a partir de sexta-feira (19), nos finais de semana, das 23h às 9h.


Na região norte, com comunicação próxima com o estado de São Paulo, os maiores municípios também estão revendo medidas.

A prefeitura de Maringá mandou fechar bares e restringiu o funcionamento de outras atividades. Londrina instituiu multas para pessoas e empresas que descumprirem regras, como uso de máscaras de proteção e promoção de aglomerações


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade