Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vacinas

Paraná cumpre meta de entregas da vacina antirrábica

Redação Bonde / Agência de Noticias
11 mar 2015 às 14:39
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) cumpriu a meta de produção e entrega de 10 milhões de doses da vacina antirrábica para o Ministério da Saúde em 2014. A conquista fez com que a diretoria executiva decidisse elevar a produção, com intenção de entregar ao ministério 15 milhões de doses até o fim de 2015, um aumento de 50% sobre o ano passado.

A unidade responsável pela produção da vacina antirrábica é o Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Vacinas. O gerente do setor, Aurélio Santo Zeferino, explica que dessas 15 milhões de doses, nove milhões serão entregues ao ministério até setembro, quando é realizada a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É desafiador ampliar a meta de produção, mas sabemos que é possível alcançá-la devido às melhorias obtidas no processo produtivo. No ano passado, tivemos duas conquistas importantes que potencializaram nossa vacina: o aumento da validade de um para dois anos e a diminuição da dose de dois mililítros para um, graças a estudos feitos no Tecpar que comprovavam a qualidade do produto", explica Zeferino.

Leia mais:

Imagem de destaque
Descobertas de anticorpos

Após morte do pai por Covid, cientista brasileira em Harvard busca novos antivirais

Imagem de destaque
Ampliação do acesso

Rio Grande do Sul vai receber 105 mil doses adicionais de vacinas até segunda

Imagem de destaque
Até agosto

Anvisa libera venda excepcional de álcool 70% líquido devido às enchentes no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
29 mortes

Londrina: número de mortes por dengue nos cinco primeiros meses do ano é o mesmo de todo 2023


No último trimestre do ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento autorizou o aumento do prazo de validade da nova vacina antirrábica desenvolvida pelo Tecpar. O diretor da Biotecnologia Industrial, Júlio Salomão, ressalta que até então o imunobiológico era produzido com prazo de validade de 12 meses, mas estudos internos feitos pelo instituto constataram que a estabilidade da vacina se mantinha inalterada por 24 meses.

Publicidade


"Com a autorização, a produção do instituto com prazo maior garante ao Ministério da Saúde mais segurança para programar o fornecimento de vacinas aos estados e municípios que realizam campanhas de vacinação em todo o País", salienta Salomão.


QUALIDADE DA VACINA - Há dois pontos fundamentais para avaliar a qualidade da vacina: a potência, que é o grau de proteção, e a estabilidade, que é o tempo em que o imunobiológico se mantém ativo. Estudos internos do Tecpar comprovaram que a potência do produto é muito alta, devido ao processo inédito usado em seu desenvolvimento. "Por essa razão, conseguimos alcançar a mesma eficácia de proteção com uma dosagem menor do produto", pontua o diretor de Biotecnologia Industrial.

Hoje o Tecpar é o único produtor no mundo a desenvolver esse imunobiológico em escala industrial, produzindo a vacina por cultivo celular, utilizando o processo de perfusão, método inédito que permite a obtenção de uma vacina mais pura e capaz de induzir maior produção de anticorpos, sendo mais segura para cães e gatos, por não provocar efeitos colaterais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade