Paraná registra o maior número de casos de coronavírus em um único dia

por Redação Bonde com AEN
   

O Paraná registrou neste sábado (27) mais 1.135 diagnósticos de coronavírus de residentes no Estado. Segundo a Sesa (secretaria de estado da Saúde divulgou), é o maior número de confirmações em um só dia desde o início do monitoramento, em 12 de março. São 19.598 casos da doença e 562 óbitos, 11 deles informados neste boletim. O informe traz ajustes de município de residência e exclusão de caso por duplicidade detalhados ao final do texto.

Ari Dias/AEN

Óbitos

A secretaria estadual informa a morte de mais 11 pacientes. Todos estavam internados. São três mulheres e oito homens, com idades de 37 a 93 anos. Os óbitos ocorreram de 16 a 26 de junho.

Dos pacientes que faleceram, dois residiam em Cianorte. Outras localidades registram uma morte no novo boletim: Arapongas, Campo Largo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Jussara, Palmeira, Piraquara, Rondon e São José dos Pinhais.

Internados

Neste sábado, estão internados 684 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 - 578 ocupam em leitos SUS - Sistema Único de Saúde (204 em UTI - Unidade de Terapia Intensiva e 374 em leitos clínicos/enfermaria) e 106 leitos da rede particular (39 em UTI e 67 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outras 867 pessoas internadas, 438 em leitos UTI e 429 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

Municípios

No Paraná, 345 municípios têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Rio Branco do Ivaí e Roncador registram casos pela primeira vez. Em 128 municípios há óbitos pela doença.

Fora do Paraná

O monitoramento da secretaria registra 221 casos de pessoas diagnosticadas que não moram no Estado. Destas, 13 morreram.

Alteração de município

Um caso confirmado em 17 de abril em Ivaiporã foi transferido para Rio Branco do Ivaí. Um caso confirmado em 23 de junho em Arapongas foi transferido para Sabáudia. Um caso confirmado em 20 e junho em Curitiba foi transferido para São José dos Pinhais.

Exclusão por duplicidade: Um caso confirmado na data em 24 de junho em Jussara foi excluído por duplicidade de notificação.

A Sesa reforça que os municípios têm critérios diferentes de confirmação de casos e, por isso, pode ocorrer divergência de número de pacientes. A secretaria informa, ainda, que os dados são consolidados na gestão estadual, mas os municípios encaminham as informações para as regionais que repassam para o Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde).

Conteúdo relacionado: