Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Paraná teve 893 casos de suicídio em 2018, diz Sesa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 set 2019 às 16:05
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A data, instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em parceria com a IASP (Associação Internacional de Prevenção do Suicídio), tem o objetivo de trazer uma discussão maior sobre o tema e, principalmente, promover a capacitação, conscientização e sensibilização de profissionais que atuam nos serviços de saúde pública para que estejam aptos a reconhecer os fatores de risco para o suicídio.

"Em muitos casos, é possível se prevenir o suicídio, desde que todos estejam atentos ao problema. É preciso falar sobre o assunto, compartilhar as informações e mostrar que a prevenção é fundamental", afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante todo mês, a Sesa (secretaria estadual da Saúde) está apoiando ações realizadas pelas 22 Regionais da Saúde na programação do Setembro Amarelo, campanha nacional que destaca a prevenção do suicídio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil


De acordo com a OMS, cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo mundo. No Brasil, pesquisa do Ministério da Saúde, de 2016, aponta 11.433 mortes por suicídio.

Publicidade


O que também chama a atenção é a faixa etária: estudos anteriores mostravam, maior incidência pessoas entre pessoas de 70 anos ou mais; hoje o suicídio também está entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos.


"O suicídio é o ato intencional de acabar com a própria vida", afirma a psicóloga Flávia Figel, da Sesa Segundo a profissional, a prevenção do suicídio deve ser feita em rede. "Inclusive, este é o tema da campanha deste ano - Trabalhando Juntos para prevenir o Suicídio. A atenção não deve se limitar apenas aos profissionais da área da saúde; é preciso o envolvimento de todos que estão próximos da pessoa em situação de risco, como professores, amigos e familiares".

Publicidade


Paraná


Dados preliminares de 2018 registram 893 casos de suicídio no Paraná em 2018; 728 pessoas do sexo masculino e 165 do feminino.

Publicidade


Em 2017 foram 773 casos confirmados; em 2016 foram 762 e, em 2015, 715 mortes por suicídio.


O levantamento no Estado mostra que o suicídio prevalece no sexo masculino, nas faixa etárias entre 40 a 49 anos, 30 a 39 anos e 20 a 29 anos de idade.

Publicidade


"Nossas ações e capacitações na área da saúde mental são permanentes e nossa rede de atenção psicossocial atua em todas as regionais de saúde visando ampliar a assistência desde o acolhimento na rede do SUS. Sabemos que são muitos os fatores de risco para o suicídio e que a prevenção deve levar em consideração, inclusive, aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais; são necessárias medidas de prevenção de todos os âmbitos da sociedade para conseguirmos a diminuição das taxas de suicídio", destaca a coordenadora da Divisão da Saúde Mental da Sesa, Larissa Yamaguchi.


Programação

Publicidade


A campanha Setembro Amarelo está acontecendo em todas as regiões do estado. Na terça-feira (10), e também no dia 11, o Hospital Waldermar Monastier, que faz parte da Rede de Unidades Próprias da Sesa, promove palestra sobre Prevenção ao Suicídio para os profissionais da área, a partir das 13h30.


Na sexta-feira (13), a Universidade Federal do Paraná organiza Roda de Conversa, em Curitiba, sobre o papel da Saúde na Prevenção do Suicídio. O evento faz parte do Seminário de Prevenção do Suicídio, realizado com apoio da Sesa.

Publicidade


A Regional de Saúde de Londrina reunirá profissionais da Atenção Primária e Especializada para debate sobre o tema, em Rolândia, no próximo dia 18.


Nos dias 26, 27 e 28, a Sesa promoverá Mesa-Redonda sobre Prevenção do Suicídio em Paranaguá, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu.


Já realizaram eventos alusivos ao setembro Amarelo: a 6ª. Regional, de União da Vitória, com passeata no centro da cidade; a 7ª. Regional, de Pato Branco, com palestra sobre Valorização da Vida, em Chopinzinho; a 16ª Regional de Apucarana, com encontros promovidos em parceria com o Consórcio Intermunicipal do vale do Ivaí e Autarquia Municipal de Saúde, e 17ª Regional de Londrina, que já promoveu caminhada do setembro Amarelo em Bela Vista do Paraíso.


Durante todo o mês a Secretaria da Saúde do Paraná fará distribuição, por meio das Regionais de Saúde, de material de orientação, com foco para identificação de sinais de alerta para o suicídio, com o objetivo de ampliar e qualificar a informação a população.


Curso


A Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde elaborou, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná e com o médico especialista na área Neury Botega, o Curso de Prevenção do Suicídio, na Modalidade Ensino à Distância. O curso, com duração de 65 horas, está disponibilizado para todo o Brasil com apoio do Ministério da Saúde.


Atualmente tem 8.597 inscritos no Paraná e no Brasil são mais de 36 mil, sendo um dos cursos mais procurados pelos profissionais que atuam na área. O curso é aberto a todos que tenham interesse pelo assunto.


Links para inscrições - Curso Prevenção do Suicídio:


Paraná: http://pr.avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=18

Curso para todo o Brasil: https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=277


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade