Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça a Vesta

Pesquisadores da UnB desenvolvem máscara que barra e inativa coronavírus

Bruno Bocchini – Agência Brasil
03 mar 2021 às 22:46
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores de pós-graduação em sistemas mecatrônicos da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram uma máscara facial capaz de barrar e inativar o novo coronavírus. A ação do equipamento é devida à presença de um nanofilme de quitosana, na camada intermediária da máscara, substância derivada da casca do camarão.


Segundo a engenheira eletrônica e pesquisadora da UnB Angélica Kathariny de Oliveira Alves, o protetor facial tem ação antimicrobiana e capacidade de filtrar o vírus. "O nanofilme de quitosana, além de servir como uma barreira física para o vírus, é também uma barreira química, que tem a propriedade de inativar o vírus”, destacou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A máscara, de fabricação 100% nacional, chamada de Vesta, é composta por três camadas de tecido que são capazes de reter até 95% de partículas sólidas, líquidas, oleosas e aerossóis. A capacidade é similar à dos protetores faciais N95 utilizados pelas equipes médicas que tratam pacientes com a covid-19 em ambiente hospitalar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


De acordo com a pesquisadora, o produto está em fase de ensaio clínico com os profissionais de saúde no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília. Após isso, o respirador deverá ser submetido à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Publicidade


Os pesquisadores que desenvolveram o produto são bolsistas da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes).


VAQUINHA

Publicidade


Projeto que desenvolve máscara cria vaquinha virtual para viabilizar e sustentar pesquisa. Com uma equipe de mais de 75 pessoas trabalhando no projeto, entre elas doutores, mestres, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores que se disponibilizaram a trabalhar como voluntários e recursos escassos.


A equipe do Projeto Égide disponibilizou uma vaquinha virtual para que a sociedade civil e empresas possam colaborar com o desenvolvimento da máscara. Até terça-feira (3), a equipe tinha arrecadado mais de R$ 35 mil reais, são necessários 200 mil.

Com o valor arrecadado serão desenvolvidas máscaras e válvulas que serão distribuídas aos centros que mais precisarem e ajudarão no desenvolvimento, produção e certificação dos equipamentos. Quem quiser colaborar com a pesquisa pode acessar a vaquinha virtual aqui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade