Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Caso raro

Pesquisadores da USP-Ribeirão relatam reinfecção de paciente recuperada de Covid-19

Cláudia Collucci - Folhapress
07 ago 2020 às 08:47
- Rovena Rosa/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão Preto relataram um caso raro de reinfecção pelo coronavírus, o Sars-Cov-2, além da recidiva dos sintomas da Covid-19.


Só um existe um relato semelhante na literatura científica, ocorrido em Boston (EUA). O caso brasileiro é de uma técnica de enfermagem de 24 anos, que teve testes positivos para o novo coronavírus duas vezes no intervalo de 50 dias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Desde o início da pandemia, a possibilidade de reinfecção pelo Sars-Cov-2 tem sido investigada por pesquisadores em todo o mundo. Há vários relatos da persistência da detecção do RNA viral por teste RT-PCR em swab (cotonete estéril) de nasofaringe ou orofaringe, porém sem recorrência dos sintomas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Além do sinais compatíveis e típicos da Covid-19, os pesquisadores reuniram evidências laboratoriais (resultados virológicos e sorológicos positivos) e epidemiológicas (contato com casos confirmados nas duas ocasiões) do caso relatado.

Publicidade


Segundo ele, esse conjunto de dados preenche a definição do CDC (Centro de Controle de Doenças americano) para confirmação de caso da doença.


Eles afirmam que a possibilidade de que um ou mais dos exames virológicos e sorológicos tenham resultado falso positivo existe, mas é remota, dada a conjunção das evidências.

Publicidade


"Em conclusão, o presente relato confirma que, ainda que extremamente rara, a reinfecção por Sars-Cov-2 e o adoecimento por Covid-19 em mais de uma ocasião são eventos possíveis", concluem.


Para eles, essa constatação traz implicações clínicas e epidemiológicas que precisam ser analisadas com cuidado pelas autoridades em saúde.

Publicidade


A paciente brasileira relata que teve contato próximo com um colega de trabalho que recebeu diagnóstico de Covid-19 no dia 4 de maio de 2020. Ela usava máscara cirúrgica, e o colega estava sem, durante algum tempo.


Dois dias depois, sentiu dor de cabeça mais intensa que a habitual e, no dia seguinte, o quadro evoluiu, com mal-estar, fraqueza muscular, sensação febril, dor de garganta e congestão nasal.

Publicidade


No quarto dia dos sintomas, fez o exame diagnóstico (RT-PCR, a partir da coleta de swab de nasofaringe e orofaringe) com resultado negativo.


Como os sintomas persistiam, repetiu o teste no nono dia e, dessa vez, o resultado deu positivo.

Publicidade


Um familiar desenvolveu sintomas gripais, mas não foi testado para confirmação do diagnóstico de Covid-19. Ambos evoluíram clinicamente bem, com desaparecimento dos sintomas a partir de dez dias.


A mulher passou 38 dias assintomática, trabalhando normalmente. No dia 27 de junho de 2020, acordou com mal-estar, dor no corpo, dor de cabeça intensa, fadiga, fraqueza, sensação febril, dor de garganta, perda do olfato e do paladar.

Publicidade


Nos dias subsequentes, teve piora dos sintomas, com diarreia e tosse associados aos anteriores.


No quinto dia de reinício dos sintomas, foi submetida a nova coleta de swab de nasofaringe e orofaringe para realização de RT-PCR, que deu positivo. Dois familiares também tiveram a Covid-19 confirmada laboratorialmente.


A sorologia IgG/IgM para Sars-Cov2 da paciente, colhida no mesmo dia, apresentou resultado não reagente. A mulher evoluiu clinicamente bem, sem necessidade de suporte ventilatório ou de internação hospitalar.


Os sintomas agudos resolveram-se em 12 dias, porém ela persistia com cefaleia e hiposmia (baixa sensibilidade olfativa) até a data em que os pesquisadores escreveram o relato do caso (33 dias após o reinício dos sintomas).


A sorologia IgG total colhida no 19º e no 33º dias após o reinício dos sintomas tiveram resultado reagente. A sorologia IgM colhida no 33º dia após o reinício dos sintomas também foi reagente.

A investigação clínica e laboratorial realizada após a resolução do segundo quadro clínico não identificou quaisquer indícios de imunodeficiência primária ou adquirida, segundo os pesquisadores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade