Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Covid-19

Plano de vacinação nacional depende do registro de vacinas na Anvisa

Agência Brasil
01 dez 2020 às 15:21
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A conclusão do plano nacional de vacinação contra a covid-19 no país depende do registro das vacinas na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A informação foi dada nesta terça-feira (1º) pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros.


"É fundamental pensarmos que esse plano operacional para a vacinação da covid-19 só ficará definitivamente pronto, fechado, quando tivermos uma vacina, ou mais de uma, que esteja registrada na Anvisa. Para isso, ela [vacina] precisa mostrar seus dados de segurança e eficácia para a população brasileira”, afirmou o secretário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o Ministério da Saúde, uma das características importantes para o registro da vacina contra a covid-19 é que ser termoestável. "Desejamos que a vacina seja fundamentalmente termoestável por longos períodos, em temperaturas de 2 a 8 graus, porque a nossa rede de frios é montada e estabelecida com essa temperatura", lembrou. Redes de frios são os refrigeradores que armazenam as vacinas pelos municípios brasileiros.

Leia mais:

Imagem de destaque
17ª Regional de Saúde

Com 13 mil doses aplicadas, cobertura da vacinação contra dengue é de 57% na região de Londrina

Imagem de destaque
Escassez

Saúde deixa faltar drogas para hanseníase e pacientes ficam sem tratamento

Imagem de destaque
Entenda

Amplamente adotado, fumacê tem eficácia questionada e pode fazer mal à saúde

Imagem de destaque
Campanha antecipada

Mutirão vacina 6.799 pessoas contra a gripe neste sábado em Londrina


Também estão entre os critérios para liberação da vacina segurança, proteção contra doença grave e moderada, eficácia, indução de memória imunológica, possibilidade de uso em todas as faixas etárias e grupos populacionais, proteção com dose única e que ela acrescente tecnologia com baixo custo de produção.


Ainda durante entrevista coletiva nesta terça-feira, Armando Medeiros lembrou os dez eixos prioritários que vão guiar a campanha de vacinação dos brasileiros. O objetivo é imunizar, tão logo uma vacina segura seja disponibilizada, os grupos com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença e as populações mais expostas ao vírus.

O público-alvo será detalhado apenas após a conclusão dos estudos de Fase 3 dos imunizantes testados. "Só assim conseguiremos avaliar em quais grupos [a vacina] teve maior eficácia”, afirmou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade