Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Gravidez na adolescência

Polêmica campanha para promover abstinência sexual é lançada

ANSA
04 fev 2020 às 08:38
- Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançaram nesta segunda-feira (3) o polêmico programa nacional que pretende incentivar o adiamento do início da vida sexual como forma de evitar uma gravidez. A Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência marca o início da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, criada pelo presidente Jair Bolsonaro em janeiro de 2019.

Mais cedo, a ministra publicou no seu Twitter a foto de um outdoor da campanha instalado nos corredores da Câmara dos Deputados e pediu a participação e o apoio das pessoas com o uso da hashtag #TudoTemSeuTempo nas redes sociais. "Estamos construindo um plano nacional de prevenção do sexo precoce. Essa ação é só o começo. Existem consequências graves, físicas e emocionais para o sexo antes da hora. Vamos fazer cartilhas, vamos para as escolas mostrar arte, música. Vamos cuidar das 'novinhas', e não apenas chamá-las para o sexo", afirmou Damares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mandetta, por sua vez, destacou a relevância da ação. "Isso é elemento de discussão, sim. Nós precisamos olhar os números e saber as consequências. É papel de todos que têm uma responsabilidade com os jovens e adolescentes criar uma consciência. Estamos diminuindo os números [de gravidez indesejada] de 15 a 19 anos em 40%. Mas na faixa etária abaixo de 15 anos, de 2000 a 2016, o número da gravidez infantil permaneceu no mesmo patamar. Nada mudou", argumentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


A proposta, no entanto, foi alvo de críticas por parte de médicos, outros profissionais, além de entidades como a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). Em reação, a Defensoria Pública da União, por sua vez, chegou a oficializar uma recomendação ao Ministério da Saúde para que a campanha não fosse lançada. De acordo com o pedido, não há evidências para comprovar a efetividade da abstinência sexual como maneira de prevenir a gestação entre adolescentes. "A conclusão de tais pesquisas é que as políticas de abstinência sexual não promoveram mudanças positivas na iniciação sexual e na vida sexual dos jovens, de modo que não impedem nem a gravidez na adolescência nem a propagação de infecções sexualmente transmissíveis entre os jovens", diz o documento.

Publicidade


A ministra Damares Alves, no entanto, diz que a campanha é baseada em análises alcançadas por estratégias parecidas em vigor em países como Estados Unidos e Chile. "Não é loucura de uma ministra. Nossa proposta tem base em sérios estudos e pesquisas científicas", concluiu.


O objetivo da campanha é estimular o adiamento de relações sexuais e orientar jovens a dialogar com a família e a procurar unidades de saúde antes de iniciar uma vida sexual ativa.

(ANSA - Com informações da Agência Brasil).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade