Prefeitura e UEL firmam parceira para mapear a Covid-19 em Arapongas

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   
AEN-PR

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina), através do Núcleo de Gestão Pública, coordenado pela professora dra. Vera Lucio Tieko Suguihiro e pelo professor dr. Saulo Fabiano Amâncio Vieira.

A iniciativa visa a realização de análises dos dados do coronavírus no município. Conforme explica o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr,. são realizados dentro do projeto o acompanhamento dos casos, análise dos dados, realização de projeções sobre os novos casos e a identificação das regiões de concentrações de casos.

"São informações essenciais para o município de Arapongas. Já possuímos toda uma infraestrutura, insumos e profissionais capacitados para enfrentar a pandemia. A presença da Universidade Estadual de Londrina, trabalhando em conjunto com a gestão do município na realização do monitoramento da evolução de casos e da disponibilidade de leitos hospitalares, nos dará parâmetros acadêmicos para a garantia do atendimento da saúde municipal e subsídios para a tomada de decisões baseadas em projeções estatísticas”, explica.

Paludetto Jr. acrescenta que, partir desta parceria, será elaborado um relatório semanal que irá incluir a taxa de transmissão da doença e o mapa com as principais regiões do município afetadas pela Covid-19. A parceria foi estabelecida para os próximos seis meses e pode ser renovada se houver a necessidade.

Todo o trabalho de mapeamento e análises da Covid-19 em Arapongas contam com a equipe técnica da UEL, composta pelos profissionais: professora dra.. Mariana Ragassi Urbano, mestre André Silva Olak, mestranda Aline Midori, acadêmicos de IC (Iniciação Científica) Lauren Santos C. M. Moreira, Mariana Casanova Callegari e Rafael Barbosa Pauleti.

Conteúdo relacionado: