Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Coronavírus

Produzir álcool em gel caseiro é ineficaz, alerta química

Mariane Teles - Estagiária*
16 mar 2020 às 17:44
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Farmácias e mercados estão sendo alvos da busca do álcool em gel para o combate ao novo coronavírus. Com o aumento da procura, o produto sofre com o abastecimento nos estabelecimentos e, por isso, muitas pessoas estão recorrendo a receitas caseiras encontradas na internet ou repassadas em grupos do WhatsApp para produzirem o seu próprio álcool em gel. No entanto, a química graduada na UEL (Universidade Estadual de Londrina) Beatriz Duarte, faz um alerta: "o problema de usar receitas caseiras é o simples fato de que elas não foram testadas, portanto não tem eficácia comprovada".

"Quando você adiciona outros ingredientes à receita como gelatina ou gel de cabelo, você compromete a solução, já que ela pode ficar muito diluída ou não homogênea suficientemente, além de também ter a possibilidade de inibir a ação do álcool e causar na receita uma reação contrária, ou seja, a proliferação de microrganismos", esclarece.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O álcool usado para a proteção contra o Covid-19 deve ser o que possui concentração 70%, pois se for uma porcentagem menor, não há eficiência contra os vírus. E se for maior, o álcool evapora muito rápido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Com 234 casos confirmados no Brasil, lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos é uma das melhores formas de se combater ao vírus, já que o sabão destrói a camada protetora lipídica do vírus. O uso do álcool em gel para higienização é indicado quando não há uma torneira por perto e essa medida evita que o produto falte nas prateleiras dos mercados.

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade