Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Projeto avalia qualidade de vida de pacientes pós Covid-19

Redação Bonde e Assessoria de Imprensa
14 jan 2021 às 11:34
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou os resultados preliminares de uma pesquisa inédita, realizada desde outubro de 2020, que avalia a qualidade de vida de pacientes que tiveram COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, e possíveis sequelas que impactam diretamente na recuperação dos convalescentes.


A pesquisa integra o Projeto PAPCov, coordenado pela docente do curso de Fisioterapia da UEL, Celita Salmaso Trelha, e executado com a participação de outros professores e estudantes do departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e profissionais da Secretaria de Saúde de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O trabalho avalia a funcionalidade e a qualidade de vida de pacientes do município de Londrina, após um, dois, seis e 12 meses do diagnóstico de infecção pelo coronavírus denominado SARS–CoV–2. Até agora, participaram da pesquisa 446 pacientes que receberam o diagnóstico há 30 dias, sendo 66,8% mulheres

Leia mais:

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde


Eles responderam um questionário, na plataforma Google Forms, que buscou levantar o estado funcional e as dificuldades dos pacientes em desempenhar atividades diárias, como o cuidado pessoal, condições de mobilidade e de locomoção. O contato com é feito por meio do WhatsApp.

Publicidade


De acordo com professora Celita Salmaso Trelha, os dados parciais apontam que, dos 446 pacientes atendidos na pesquisa, 38,8% relataram estar sem sintomas e a maioria (61,2%), apresentou algum tipo de sintoma persistente. Dentre os principais estão: fadiga (24,4%); perda de olfato (21,3%); dor de cabeça (16,4%), dores no corpo (13,7%); falta de ar (8,5%).


"A literatura e a experiência clínica apontam que esses sintomas podem persistir por meses, após a alta médica, mas podem ser superados com fisioterapia e tratamento adequado. Por isso é tão importante conhecer os sintomas, pós COVID-19, para apontar as melhores estratégias de recuperação”, explicou Celita.

Publicidade


O resultado completo ficará pronto após um ano do início da pesquisa, já que os pacientes precisam responder o questionário até 12 meses do diagnóstico da doença. A professora enfatiza a importância das pessoas colaborarem com a pesquisa, respondendo o questionário sempre que solicitado.


Cartilha – Os pacientes que estão participando da pesquisa, além de terem acesso a informações sobre o tratamento e acompanhamento adequados, recebem uma cartilha, elaborada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e traduzida pelos integrantes do projeto, que apresenta um suporte para o autogerenciamento da reabilitação pós COVID-19.

O documento fornece informações sobre exercícios básicos e conselhos para adultos que ficaram gravemente doentes e internados no hospital com COVID-19. O conteúdo aborda: como gerenciamento da falta de ar, problemas com a voz e de atenção, memória e pensamento, como lidar com estresse e problemas com humor e quando entrar em contato com um profissional da saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade