Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novembro Azul

Quase 4 mil paranaenses tiveram câncer de próstata no Paraná em 2020

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 nov 2020 às 10:35
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O mês de novembro começou e com ele chega a campanha que alerta a população sobre o câncer de próstata. O Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Por aqui a campanha começou em 2008, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Somente em 2020 já foram diagnosticados quase 66 mil casos da doença no Brasil, segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Paraná já foram registrados 3.560 casos, sendo que 63% de cânceres diagnosticados em homens no estado, são de próstata.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O médico urologista do Hospital Norte Paranaense – Honpar, Matheus Fernandes Cassistas, destaca que o câncer de próstata na maioria das vezes é silencioso, apresentando alguns sintomas como sangue na urina e em casos mais avançados a presença de dor. O médico explica que a melhor forma de rastrear a doença ainda continua sendo pelo toque, onde é possível observar anormalidades na próstata.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
Das 9h às 13h

Londrina terá ação integrada de combate à dengue neste sábado; veja os bairros

Imagem de destaque
Cardiologia

Nova diretriz orienta como medir pressão arterial dentro e fora de consultório para diagnóstico

Imagem de destaque
Alarmante

Em Londrina, mortes por dengue disparam 400% em um ano


"O rastreamento anual é essencial para o diagnóstico precoce. Para a descoberta fazemos exames como a dosagem do PSA e o toque, que é um dos métodos usados. Após a suspeita é solicitada a biópsia de Próstata para confirmação do diagnóstico”, explicou.


O câncer de próstata é mais comum em pessoas com idade superior a 60 anos, mas os médicos indicam realizar os exames preventivos como o PSA e o toque a partir dos 50 anos. O tratamento da doença hoje é bem mais avançado registrando altos índices de cura.

"Hoje a técnica cirúrgica para remoção da próstata está muito bem estabelecida. Podemos indicar a radioterapia em casos selecionados. O aperfeiçoamento da técnica cirúrgica permitiu uma redução importante das complicações e sequelas”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade