Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Após infecção

Resposta imunológica contra coronavírus pode durar pelo menos oito meses

Folhapress
07 jan 2021 às 10:14
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A reação do corpo contra o coronavírus Sars-CoV-2, uma atividade combinada de células imunológicas e anticorpos que podem combater a infecção e evitar um retorno da Covid-19, permanecem no organismo por pelo menos oito meses depois do início dos sintomas da doença, indica um estudo publicado nesta quarta-feira (6) na revista científica Science.


No artigo, pesquisadores de diversas instituições dos Estados Unidos descrevem a análise de mais de 250 amostras de sangue de 188 homens e mulheres recuperados da Covid-19. A maioria dos voluntários teve sintomas moderados da doença, e apenas 7% deles precisaram de internação -que indica um quadro mais grave.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os resultados mostraram que a resposta imunológica contra o coronavírus Sars-CoV-2 ainda estava presente na maioria dos voluntários mesmo após oito meses do início dos sintomas. Alguns tipos de anticorpos foram encontrados em amostras de cerca de 90% dos participantes no período de seis a oito meses após a infecção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil


Os anticorpos são proteínas geradas pelo corpo que conseguem combater diretamente os vírus e bactérias causadores de doenças. Alguns tipos de anticorpos neutralizam o patógeno ao se ligar à estrutura usada pelo invasor para infectar as células e, assim, impedem a entrada do vírus.

Publicidade


No estudo, anticorpos voltados especificamente para a estrutura em forma de espinho que reveste o Sars-CoV-2 e facilita sua entrada nas células foi encontrado em amostras de 90% dos voluntários após seis a oito meses da infecção.


Ainda não é possível garantir que essa resposta imunológica protege contra o vírus, uma vez que, até o momento, não se sabe quais elementos do sistema imunológico dão a proteção eficaz contra o Sars-CoV-2, dizem os autores.

Publicidade


"Nossos dados mostram que o sistema imunológico do corpo se lembra do novo coronavírus por pelo menos oito meses após a Covid-19, e diferentes braços imunes colaboram para isso", disse Shane Crotty, virologista no Instituto de Imunologia La Jolla, na Califórnia (EUA) e um dos autores do artigo, em redes sociais.


"Os resultados sugerem que o sistema imune pode se lembrar do vírus por anos, e muitas das pessoas [já infectadas] podem estar protegidas da forma grave da Covid-19 por um tempo significativo. Certamente é uma boa notícia", completou o cientista.

Publicidade


Para a biomédica Mellanie Fontes-Dutra, coordenadora da Rede Análise Covid-19, organização de cientistas que coleta, analisa e divulga dados sobre a doença, o artigo mostra que a memória imunológica contra a doença pode permanecer, mas essa resposta ainda precisa ser melhor estudada.


"Estamos construindo o conhecimento sobre a doença e não sabemos quão abrangente é a proteção que uma infecção pode dar", diz a pesquisadora.

Publicidade


"As vacinas parecem fornecer uma proteção mais abrangente e duradoura, por isso é indicado que mesmo quem já teve a Covid-19 tome a vacina", afirma.


O estudo mostra também que a resposta contra a Covid-19 é complexa, segundo Fontes-Dutra. O trabalho é um dos primeiros e mais completos a investigar a dinâmica do sistema imunológico ao responder à infecção.

Publicidade


Enquanto o número de anticorpos permaneceu relativamente estável, a quantidade de células T, que destroem as células infectadas e estimulam a ação de outras moléculas contra o invasor, teve um leve declínio. A quantidade de células B, que dão origem aos anticorpos, foi maior seis meses após a doença do que no primeiro mês de sintomas em alguns casos.


"É uma resposta que varia para cada um desses compartimentos imunológicos e para cada pessoa", diz a biomédica.

Publicidade


O estudo não avaliou a resposta imunológica em assintomáticos. Segundo estimativas, infectados pelo Sars-CoV-2 que não manifestam nenhum sintoma da doença podem corresponder a pelo menos 50% do total de contaminados. A pesquisa também não investigou se pessoas que já tiveram a doença podem transmiti-la caso venham a ter um novo contato com o vírus.


"As pessoas não podem se descuidar na prevenção. Temos as novas variantes do vírus surgindo e não sabemos ainda se a resposta imunológica protege contra essas linhagens, que podem ser foco de novas infecções", afirma Fontes-Dutra.
No Brasil, casos de reinfecção pelo Sars-CoV-2 foram confirmados pelo Ministério da Saúde. No mundo todo, o acontecimento é raro, mas tem alertado os pesquisadores.

Mutações no coronavírus são esperadas em grandes quantidades, mas algumas delas podem mudar as características do patógeno. Em dezembro, o Reino Unido anunciou a existência de uma variante do vírus potencialmente mais transmissível que as anteriores. Mais de uma dezena de países já detectaram a presença da linhagem em seu território.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade