Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Homem de 60 anos

RS tem o primeiro caso de coronavírus confirmado

Folhapress
10 mar 2020 às 16:58
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um homem de 60 anos que mora na cidade de Campo Bom (RS) é a primeira pessoa do Rio Grande do Sul a receber diagnóstico de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Ele viajou para Milão, na Itália, entre 16 e 23 de fevereiro, começou a sentir febre e ter tosse em 29 de fevereiro e procurou uma clínica privada no dia seguinte. Como tinha sintomas leves, foi aconselhado a ficar em casa em isolamento domiciliar e foi monitorado pela vigilância epidemiológica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Itália, que passa por um surto da covid-19 e é o segundo país com mais casos da doença, proibiu, na noite de segunda (9), a circulação de pessoas pelo país, um esforço que busca conter o avanço do novo coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Previne HIV

Falta de informação, estigma e acesso desigual limitam alcance da Prep


Depois que seus exames deram negativo para os vírus respiratórios mais comuns no país, a análise para coronavírus foi feita, no dia 9 de março, e deu positivo para o Sars-CoV-2. Seu quadro é leve e nenhum familiar que mora no mesmo endereço apresentou sintomas.

Publicidade


Atualmente, há 31 casos de coronavírus confirmados no Brasil. Os casos confirmados estão distribuídos em sete estados: São Paulo (16), Rio de Janeiro (8), Bahia (2), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Alagoas (1) e Rio Grande do Sul (1). Há também um caso confirmado no Distrito Federal.


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou, em coletiva de imprensa, que ainda há 86 possíveis casos sendo analisados no estado e outros 113 já foram descartados.


Leite pediu que, além das medidas de etiqueta de saúde básicas (como cobrir a boca com a dobra do braço ao tossir), a população evite compartilhar o chimarrão com outras pessoas, um hábito regional.

A secretária de Saúde do estado, Arita Bergmann, afirmou que já há planos de contingência contra o vírus em ação. Segundo a Bergmann, foi feita há uma nota técnica destinada à prevenção da circulação do Sars-CoV-2 em escolas estaduais e que há mais duas em produção, uma para casas de longa permanência de idosos e outra para presídios.​


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade