Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tic tic tic

Saiba como estimular os pequenos a escovar os dentes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 mar 2019 às 17:41
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Educar as crianças sobre a importância da higiene bucal diária é uma tarefa que exige paciência e criatividade. Desde cedo, a escovação deve ser um hábito diário e deve contar com a supervisão de um adulto no momento da limpeza.


Segundo Claudia Cinelli, odontopediatra e membro da Câmara Técnica de Odontopediatria do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), a recomendação é fazer a higiene ao acordar e sempre após as refeições. "A escova de dente deve ter cerdas macias e cabeça pequena para facilitar os movimentos e o creme dental precisa conter flúor, uma concentração mínima de 1.100 ppm, pois como comprovado cientificamente, essa quantidade é efetiva para prevenção de futuras cáries", diz a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sobre a quantidade de creme dental, a odontopediatra diz que depende da idade. O ideal é iniciar com uma pequena porção (correspondente a meio grão de arroz) e aumentar aos poucos até a medida de um grão de ervilha, conforme o crescimento da criança.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde

Imagem de destaque
Veja os sintomas

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil


Outra recomendação para habituar as crianças à limpeza dos dentes é o próprio exemplo dos pais. Ao participarem juntos da escovação dos pequenos, os responsáveis mostram que a escovação faz parte dos hábitos diários.

Publicidade


Durante a higienização, brincadeiras lúdicas como músicas, livros e fazer interação com personagens que a criança goste também podem tornar a escovação mais agradável. Deixar a criança escolher a cor ou o personagem da escova dental facilita a familiarização com o objeto que será usado diariamente.


Orientação para os pais

Publicidade


A odontopediatra afirma que os pais devem ser orientados a realizar a escovação dos filhos desde o aparecimento do primeiro "dente de leite". Nessa fase, a recomendação é que os adultos tenham total responsabilidade pela higiene da criança. A partir dos três até os cinco anos de idade a criança pode iniciar a escovação sozinha, mas sempre sob a supervisão dos pais.


"A habilidade manual das crianças para a adequada escovação é adquirida aos poucos, por isso, é recomendado que os responsáveis acompanhem a higiene bucal até os nove anos de idade", explica ela.

Publicidade


Os cuidados com a saúde bucal não devem ser deixados de lado durante o período em que a criança está na escola. Também cabe à instituição incentivar as crianças a fazerem a higiene. Para promover as boas práticas, o colégio pode oferecer oficinas e aulas que abordam o tema, além de estabelecer um horário para escovação conjunta como efeito motivacional para os pequenos.


Visita ao odontopediatra

Publicidade


Para combater qualquer tipo de medo que a criança tenha de ir ao(a) cirurgião(ã) - dentista, toda a equipe do consultório odontológico deve ser treinada para dar boas-vindas aos pais e à criança.


Para tanto, a recomendação é de que o ambiente seja amigável para facilitar a adaptação do comportamento e transmitir segurança, tornando a visita agradável. "Durante a consulta, o profissional poderá utilizar, por exemplo, a técnica de 'dizer, mostrar e fazer’, para assim, a criança se habituar às consultas odontológicas", indica Cinelli.

Publicidade


É essencial que o odontopediatra tenha compreensão do desenvolvimento cognitivo da criança e faça uso do vocabulário apropriado de acordo com o nível de compreensão. Também é importante que o profissional conheça as capacidades físicas e motoras do seu paciente, pois assim estabelecerá um elo de confiança, entendendo seus medos, anseios e dificuldades.


Orientações

Publicidade


A especialista destaca alguns cuidados essenciais para os pais sempre estarem atentos:


- A boca é a porta de entrada de várias bactérias e, por isso, é preciso manter os dentes sempre limpos para que elas não se multipliquem e causem danos aos dentes e tecidos adjacentes.


- Os doces, sob qualquer forma, são os grandes vilões da boca. Eles têm açúcar e são encontrados em refrigerantes, bolos, balas, chicletes, bolachas, biscoitos, achocolatados, leite de soja, sucos artificiais, entre outros. De acordo com a ABOPED (Associação Brasileira de Odontopediatria), a orientação de ingestão de açúcar deve ser feita somente após os dois anos de idade e no máximo duas vezes ao dia.

- O núcleo familiar deve estar envolvido com as estratégias de prevenção, que incluem a alimentação adequada e escovação/higiene oral correta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade