Saúde descarta suspeita de coronavírus em Guaíra, no Paraná

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou nesta quarta-feira (26) que o caso que estava sendo monitorado em Guaíra (Oeste) não se encaixa na definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde de caso suspeito por coronavírus.

iStock

Tratava-se de um homem de 50 anos que esteve na Itália com a esposa e uma amiga e apresentou sintomas relativos a síndrome respiratória, sem febre.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, o caso não se encaixava como suspeito pelos sintomas, mas pelo fato do paciente ter realizado uma viagem recentemente à Itália, país que possui casos confirmados da doença. Essas medidas foram tomadas para que seja mantida a saúde do paciente e a prevenção, evitando que haja a propagação acaso seja confirmada.

Na manhã de terça-feira (25), foi realizada a coleta do material para análise e encaminhado para Curitiba. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o paciente estava em isolamento em casa, sendo monitorado pela equipe.

O Paraná está alerta e sensível a vigilância das síndromes gripais incluindo ao coronavírus e vigilância ambulatorial. Todas as pessoas que realizarem viagem para locais que estiverem em alerta, irão passar por esse mesmo protocolo para que sejam descartadas as hipóteses.

O primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil na terça-feira.

Conteúdo relacionado: