Saúde imuniza 3.190 idosos em três dias de vacinação contra a gripe

por Redação Bonde com N.Com
   

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou um balanço preliminar da vacinação contra a gripe. A campanha iniciou na segunda-feira (23) e até quarta-feira (25), ou seja, em três dias, imunizou 3.190 idosos com 80 anos ou mais (primeiro grupo atendido), que representa 19% das 16 mil pessoas que estão dentro desta faixa etária. A meta é imunizar todas elas. Também receberam as doses 1.048 profissionais de saúde.

Emerson Dias/N.Com

A vacinação para os idosos a partir de 80 anos e mais os acamados está sendo feita em domicílio, para evitar que as pessoas mais vulneráveis saiam de suas casas, devido à pandemia de coronavírus. A ação vai continuar até abril e, para receber a dose, é necessário fazer agendamento por telefone, na UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência da pessoa. Clique aqui e veja a lista completa das unidades.

"As equipes que estão visitando os idosos com mais de 80 anos, para fazer a vacinação em casa, são treinadas para fazer a imunização de forma segura e correta e estão usando os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)”, afirmou o secretário de Saúde, Felippe Machado.

Para os idosos com idades entre 69 e 79 anos, a SMS vai oferecer imunização neste sábado (28), em duas modalidades: nas UBSs, com hora marcada, para aqueles que fizeram o agendamento prévio por telefone ou internet; ou em drive thru (dentro do carro), no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central, que fica na rua João XXIII, nº 401. Será das 8h às 19h e, neste caso, não é necessário fazer agendamento, apenas é obrigatório levar um documento com foto e é desejável que se leve a Carteira de Vacinação.

A diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, contou que o Município tem até o dia 16 de abril para realizar a vacinação nos idosos. "Vamos atender todos eles, com muita calma. Quem não for atendido nesta semana, com certeza será atendido na próxima. Como o país e o mundo vivem hoje uma situação excepcional, a Prefeitura vem realizando diversas estratégias para que as pessoas não se aglomerem nas unidades de saúde”, afirmou.

Sônia ressaltou que, mesmo não protegendo contra o coronavírus, a vacinação é importante porque ela previne que as pessoas peguem gripe. "Sabemos que a gripe sempre foi causadora de doenças e que ela abre a possibilidade para algumas infecções secundárias, por isso ela é extremamente importante, principalmente para a população idosa. Essa vacinação objetiva evitar as gripes usuais”, disse.

A Vacina Influenza Trivalente protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1.

Conteúdo relacionado: