Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pesquisador afirma

Sedentarismo aumenta chance de doenças em idosos

Redação Bonde
01 out 2015 às 14:49
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um estudo feito pelo pesquisador de Mogi das Cruzes, Wesley de Paulo Silvério mostra que o cerebelo - região do sistema nervoso responsável pelo equilíbrio, movimentos e aprendizagem motora - sofre uma atrofia em indivíduos que não praticam atividades físicas regularmente. A pesquisa feita pelo aluno de Biomedicina da Universidade de São Paulo (USP) avaliou imagens obtidas em ressonância magnética de 20 idosos após a morte. Os idosos que praticavam exercícios físicos tinham um volume cerebelar de, em média, 8,39% maior do que os sedentários.

No Dia Internacional do Idoso comemorado nesta quinta-feira (1º), o biomédico especialista em imagenologia e doutor em Radiologia, Rafael Emídio da Silva, acredita que a pesquisa pode contribuir para a criação de políticas públicas que incentivem a prática de atividades físicas e, consequentemente, melhore a qualidade de vida dos idosos, principalmente no Brasil, cujo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra a tendência de envelhecimento do País.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O pesquisador estudou imagens volumétricas de ressonância magnética adquiridas em um intervalo menor do que 24 horas após a morte. Ao todo foram analisados 20 idosos, divididos em dois grupos: fisicamente ativos (sendo cinco homens de 62 anos e cinco mulheres de 60 anos) e sedentários (sendo cinco homens de 66 anos e cinco mulheres de 78 anos).

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


As informações sobre a prática de atividades físicas foram fornecidas por familiares, por meio de um questionário. Uma ressonância magnética foi feita nos corpos e, as imagens dos grupos foram comparadas. O grupo de idosos ativos possuía um volume cerebelar de, em média, 8,39% maior do que o do grupo sedentário. Nas mulheres ativas, a diferença era mais gritante: 13,71%.

Publicidade


A pesquisa também mostrou que o volume encefálico, também era 6,52% maior nos idosos que praticavam atividades físicas em relação aos sedentários. "Haverá uma nova etapa desta pesquisa que vai analisar a fundo qual função específica do cerebelo é prejudicada pela falta da atividade física, se é a motora, se é a responsável pelo equilíbrio. Mas o que já temos, nos mostra claramente que o sedentarismo prejudica o desenvolvimento dos órgãos e isso aumenta as chances do idoso ter uma doença degenerativa, como Parkinson e Alzheimer. O trabalho já foi apresentado no Congresso Nacional de Iniciação Científica, e foi considerado o segundo melhor trabalho entre os 3 mil inscritos.


De acordo com o orientador de iniciação científica da USP, professor Rafael Emídio , o próximo passo é divulgar a pesquisa em uma revista científica. "Vamos tentar concluir essa etapa até o fim do primeiro semestre do ano que vem. Desta forma, podemos ampliar ainda mais a pesquisa, conseguir financiamentos para estudos mais específicos", explicou o professor. Ainda de acordo com o orientador, a metodologia usada na pesquisa é inédita. "Foi até difícil para o Wesley fundamentar a pesquisa porque não existia nada similar na literatura. O trabalho pode contribuir para a implantação de políticas públicas para idosos, por exemplo", explicou.

Publicidade


Atividade física
O aposentado Katumi Ito é um exemplo de longevidade e saúde. Inscrito no Pró-Hiper, programa que oferece diversas atividades físicas para idoso, ele chegou aos 90 anos e pratica corrida, musculação e vôlei. Coleciona medalhas e compromissos na agenda em sua rotina agitada. "Eu acordo às 5h30, tomo meu café da manhã e vou para o Pró-Hiper praticar atividades diariamente. Durante a tarde, jogo buraco e xadrez com meus amigos. Tenho uma vida plenamente ativa", comentou.


Ito sabe que além de uma vida fisicamente saudável, as atividades também trazem benefícios para o intelectual. "Mantendo o corpo e a mente ocupados, eu diminuo as chances de ter doenças como Alzheimer por exemplo. É preciso exercitar tudo para o corpo não ficar doente ao envelhecer", comentou.

Segundo a Prefeitura de Mogi , o Pró-Hiper, no Mogilar, oferece aulas de musculação e hidroginástica supervisionadas, informática, jogos de mesa, vôlei adaptado, palestras orientativas sobre qualidade de vida e uma série de outras atividades esportivas e de lazer. Possui mais de 1,5 mil idosos cadastrados e uma frequência diária de 500 pessoas.
(com informações do site G1)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade