Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
On-line e gratuito

Serviço voluntário de suporte psicológico ganha canal exclusivo

N.com
10 ago 2020 às 17:15
- Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto de Suporte Psicológico Covid-19 oferece atendimento psicológico gratuito e on-line, para servidores públicos, paciente com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 e seus familiares.


É possível fazer o agendamento de atendimento ligando ou mandando mensagem no WhatsApp no telefone exclusivo (43) 99625-5345, que funciona em horário comercial. A iniciativa é desenvolvida pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Participam do projeto mais de 60 psicólogos voluntários, além de alunos de graduação e pós-graduação, e professores da UEL. No início, o suporte era ofertado a funcionários e pacientes do HU/UEL (Hospital Universitário de Londrina) e os familiares. Agora, é estendido a todos os servidores públicos que atuam, direta ou indiretamente, no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. E continua assistindo pacientes com a doença e seus familiares, mesmo que não tenham sido internados no HU.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil


Além do telefone próprio, o serviço pode ser acionado em contato com o Disque-Coronavírus, que funciona pelo 0800-400-1234. Este canal também oferta apoio psicológico aberto a toda população, por meio de profissionais do NASF. Caso seja identificado que o usuário precisa de um acompanhamento por mais tempo, ele pode ser encaminhado ao Suporte Psicológico UEL Covid-19, para cerca de quatro atendimentos com profissionais ou acadêmicos de Psicologia.

Publicidade


A coordenadora do PSF (Programa Saúde da Família) da SMS, Vânia Cristina da Silva Alcântara, considerou a parceria entre a UEL e a Prefeitura exitosa. "É algo que foi criado para atender os profissionais de saúde, mas que se expandiu. Esses psicólogos voluntários acolhem os pacientes, em chamadas on-line pré-agendadas, então é uma ferramenta importante para quem está em isolamento e respeitando as recomendações, mas que tiveram a saúde mental afetada de alguma forma. O atendimento on-line é realizado sem que o paciente precise se deslocar até um serviço de saúde. Avaliamos a integração dos serviços de forma muito positiva, e há capacidade de ampliarmos os atendimentos. Esperamos que a população, que se enquadre nos critérios, procure o serviço. Estamos há cinco meses enfrentando essa pandemia, então é cada vez mais necessário que as pessoas utilizem essa opção para melhorar sua qualidade de vida”, destacou.


De acordo com a psicóloga clínica do projeto Suporte Psicológico Covid-19, Vanessa Santiago Ximenes, todas as pessoas contempladas pelo serviço podem vir a apresentar algum sofrimento psicológico em função da pandemia. "Dentre eles, ansiedade, depressão e dificuldade de relacionamento social. Os sinais que indicam que a pessoa precisa de um auxílio incluem mudanças de comportamentos, irritabilidade, alterações no sono ou apetite, diminuição na vontade de realizar atividades que antes eram prazerosas, sentimentos de desesperança e desânimo, entre outros”, citou.

Além das consultas remotas, o projeto também publica, em suas páginas no Facebook e Instagram (@psicouel.covid) informações relevantes sobre temas como suicídio, morte e o processo de luto, violência doméstica, cuidados individuais para evitar a contaminação e transmissão do novo coronavírus, valorização dos profissionais que atuam na linha de frente, autocuidado e fortalecimento de vínculos, entre outros tópicos relacionados à saúde mental e bem-estar em meio à pandemia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade