Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Boletim

Sesa: 42 novos casos de sarampo são confirmados no Paraná

AEN-PR
31 out 2019 às 18:57
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde reforça à população que tomar a vacina contra o sarampo é a única forma de evitar a contaminação do vírus. A doença é altamente contagiosa. O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (31) soma 273 casos confirmados no Paraná. São 42 confirmações somente na última semana.

Os casos estão distribuídos nos seguintes municípios: 199 em Curitiba; 3 em Almirante Tamandaré; 1 em Araucária; 1 em Balsa Nova; 2 em Campina Grande do Sul; 2 em Campo do Tenente; 7 em Campo Largo; 18 em Colombo; 1 em Fazenda Rio Grande; 1 em Mandirituba; 6 em Pinhais; 4 em Piraquara; 2 em Rio Branco do Sul; 11 em São José dos Pinhais; 1 em Ponta Grossa; 1 em Irati; 2 em Maringá; 5 em Londrina; 1 em Rolândia; 3 em Carlópolis; 2 em Jacarezinho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Precisamos que pessoas que não foram vacinadas sigam até a unidade de saúde e tomem as doses necessárias da vacina. É essencial que todos estejam vacinados para acabar com as cadeias de transmissão”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária


A faixa etária com maior ocorrência é de adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos – são 151 casos. Entre zero e 6 meses há 3 casos; no público de 6 e 12 meses são 3; de 1 a 4 anos 1 caso foi confirmado; na faixa entre 5 e 9 anos foram 2 confirmações; de 10 a 19 anos há 69 ocorrências; de 30 a 39 são 31 casos; de 40 a 49 anos foram 9 confirmações e entre 50 a 59 anos são 4 casos de sarampo confirmados.

Publicidade


CADEIAS DE TRANSMISSÃO - Quando o paciente é atendido pelas equipes de saúde e há suspeita de sarampo, o profissional deve notificar a secretaria municipal, que informa a Secretaria de Estado da Saúde para o controle de doenças. Esta informação é encaminhada ao Ministério da Saúde porque o sarampo é uma patologia que pode se tornar epidemia por ser altamente contagiosa.


Além da notificação, a gestão pública da saúde acompanha e busca rastrear locais e contatos do paciente nos dias e semanas anteriores ao aparecimento dos primeiros sintomas. Dessa forma, é possível identificar as cadeias de transmissão do vírus do sarampo e fazer o bloqueio vacinal seletivo.


No Paraná, dos 273 casos confirmados no Estado, 27 têm como provável fonte de infecção o estado de São Paulo. Em quatro casos a contaminação ocorreu em Santa Catarina e 25 casos já são considerados secundários, pois os doentes se contaminaram no território paranaense. Na maioria das confirmações (217 casos) não foi identificado o vínculo.

VACINAÇÃO - A 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa em 18 de novembro e segue até o dia 30. Nesse período o foco é vacinar o grupo de adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade