Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tecnologia

SUS pretende utilizar inteligência artificial para agilizar atendimentos

Agência Brasil
14 nov 2019 às 09:16
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, que o programa Conecte SUS, em fase de testes no estado de Alagoas, é o primeiro passo para informatizar e modernizar a rede de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

A iniciativa cria uma rede nacional de dados que permite que usuários do SUS tenham perfis acessíveis por qualquer profissional de saúde. Dessa forma, todos os procedimentos e recursos utilizados por esses pacientes vão estar disponíveis em um banco online. De acordo com o ministério, dados como vacinação, procedimentos cirúrgicos, exames, consultas regulares e medicamentos receitados vão constar na ficha médica do paciente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o ministro, o uso de tecnologia para criar filtros e estabelecer parâmetros nos atendimentos vai agilizar as filas de espera e, também, vai auxiliar na distribuição de recursos estaduais e municipais de forma mais inteligente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


A expectativa do ministro é que metade dos estados brasileiros esteja ligada ao Conecte SUS até o final de 2021. Segundo Mandetta, instituições públicas e privadas ligas à saúde vão ter acesso às informações cadastradas nos perfis.


Sobre o tempo de espera dos pacientes no SUS, Mandetta acredita que a inteligência artificial pode ajudar. "Acreditamos que, a partir do uso da Rede Nacional de Dados (RNDS), teremos uma visão macro sobre os padrões de atendimento e, com isto, gerar dados robustos para a tomada de decisão, entre elas, a diminuição da fila. O uso de inteligência artificial pode auxiliar a identificar prioridades", declara em entrevista à Agência Brasil.

O ministro afirma que o projeto piloto em Alagoas vai ajudar a pasta a identificar o impacto que o Conecte SUS teve na população e nos atendimentos. Além do sistema, Mandetta conta que existem outros projetos tecnológicos em vista, como a carteirinha de vacinação digital.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade