Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Testes de Covid devem priorizar vulneráveis para evitar mais desigualdade, diz OMS

Ana Estela de Sousa Pinto - Folhapress
05 mai 2020 às 09:18
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os países devem priorizar os testes de populações mais vulneráveis - os mais pobres, com mais dificuldade para manter distanciamento físico, minorias e indígenas - para evitar que a pandemia de coronavírus agrave a desigualdade socioeconômica, afirmou nesta segunda (4) Michael Ryan, diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Dados do Reino Unido e do Brasil sugerem que o impacto do coronavírus sobre os mais pobres seja maior e mais duradouro que sobre os mais ricos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Falhar na identificação e no tratamento da doença nos lugares mais vulneráveis não apenas é injusto mas também perigoso, pois leva a erros no conhecimento sobre a doença, fundamental para basear as estratégias de combate", disse Ryan.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Maria van Kerkhove, líder técnica da entidade, afirmou que os governos precisam também ampliar sua capacidade para isolar os casos confirmados de coronavírus e os suspeitos - o que, em caso de comunidades em que o distanciamento é difícil, pode exigir instalações especiais.


"Se os casos conhecidos são tratados e isolados, eles deixam de transmitir a doença. E, se seus contatos entram em quarentena, também não há risco de que contagiem outras pessoas sem saber que estão com o vírus", afirmou ela.

Segundo os especialistas da OMS, a única forma de reduzir os danos da pandemia é quebrar a cadeia de transmissão, e, para isso, é preciso uma estratégia eficaz de testes, rastreamento e quarentena.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade