Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Tivemos sorte de surto ter começado na China, afirma editor da revista The Lancet

Folhapress
28 set 2020 às 11:02
- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar das alegações de que a China demorou para comunicar ao mundo sobre o novo coronavírus, o editor da revista científica The Lancet, Richard Horton, avalia que tivemos sorte que a epidemia tenha começado no país asiático. A fala foi feita em entrevista ao canal Um Brasil, uma realização da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).


O editor argumenta que os médicos e cientistas chineses responderam velozmente a uma doença que era nova, comunicando rápido às autoridades chinesas sobre o potencial pandêmico do vírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Tivemos sorte do surto ter começado na China, porque a experiência do país em 2003, quando a Sars apareceu, foi muito ruim. Eles tentaram esconder provas e mentiram para a comunidade internacional. A OMS (Organização Mundial da Saúde) pressionou e humilhou a China, à época, dizendo que o país mentiu", afirma Horton.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


A Sars, causada pelo vírus Sars-CoV-1, teve apenas 8.908 casos documentados, mas uma letalidade média de 9,6%, muito maior que a do novo coronavírus, que, por enquanto, gira em torno de 1%, segundo estimativas.

Publicidade


Depois desse surto, foi criado no âmbito da OMS o Regulamento Sanitário Internacional, assinado por 196 países, com regras que ajudam a diminuir o tempo de resposta em uma emergência sanitária.


Para Horton, as lideranças chinesas têm lembranças dessa epidemia anterior e não queriam ser humilhadas novamente, ainda que autoridades locais em Wuhan tenham tentado esconder as informações inicialmente.

Publicidade


Ele faz críticas aos governos e comunidades científicas de outras nações, ao afirmar que os alertas de médicos e cientistas chineses foram muito claros para não terem sido levados a sério.


"Quase todos os países desperdiçaram cerca de seis semanas. E não foi só um fracasso político, mas também técnico, porque cientistas em outros países tiveram a chance de ler artigos chineses, de escutar os avisos vindos da China, e eles falharam em comunicá-los aos seus governos", afirma o editor.

Publicidade


Essa negligência inicial, segundo Horton, é explicada também por certa desconfiança permeada de racismo em relação à China, a exemplo da qualificação do novo coronavírus como "vírus chinês" feita pelo presidente dos EUA, Donald Trump.


Além disso, ele destaca o peso de governos populistas nos países que mostram a pior resposta à pandemia -EUA, Brasil e Índia-, onde cientistas não estão sendo ouvidos pelos governos para formular uma resposta adequada à pandemia.


Outro ponto lamentado pelo editor é o que ele chamou de "nacionalismo da vacina", a competição internacional para compra dos imunizantes -provavelmente insuficientes quando as produções começarem-, resultante da ausência de uma resposta global e coordenada diante do vírus.

Horton espera que o mundo tenha aprendido a lidar melhor com epidemias após a Covid-19. Segundo ele, isso deve acontecer porque, diferentemente do Sars de 2003, o novo coronavírus deve permanecer entre nós e, por isso, vai exigir mudanças sociais e campanhas de vacinações constantes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade