Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

UE prevê vacina de Covid apenas para 2021

Ansa Brasil
16 out 2020 às 08:22
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O diretor-executivo da agência de medicamentos da União Europeia (EMA), Guido Rasi, jogou nesta sexta-feira (16) um balde de água fria naqueles que esperam uma vacina efetiva contra o coronavírus Sars-CoV-2 já para este ano.


Em entrevista à emissora italiana Sky TG24, Rasi afirmou que as primeiras doses de uma futura imunização devem chegar apenas "na primavera [europeia] de 2021", estação que vai do fim de março ao fim de junho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É muito difícil, quase impossível, ter a vacina até o fim de 2020. Eu diria que o ano da vacina será 2021, e esperamos que seja o ano das vacinas, no plural", declarou o diretor da EMA.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde


Segundo Rasi, "se tudo correr bem", a agência pode aprovar "três vacinas" contra o novo coronavírus nos primeiros meses de 2021.Além disso, de acordo com o italiano, a pandemia sofrerá uma "redução importante" somente depois de um ano da disponibilização de uma imunização. "A chegada da vacina é o início do fim da pandemia, mas não o fim. No começo, não poderemos abrir mão de máscaras e distanciamento", acrescentou.

Publicidade


A EMA já iniciou a chamada "revisão contínua" dos dados referentes às vacinas de Oxford/AstraZeneca e Biontech/Pfizer e determinou que a candidata da Moderna é elegível para essa etapa.


Normalmente, toda a documentação referente ao processo de aprovação de um medicamento é entregue à agência de uma só vez.
No entanto, no caso de uma "revisão contínua" ("rolling review", em inglês), a EMA analisa os dados conforme eles são disponibilizados pelos estudos em curso.

Após a agência considerar que as informações disponíveis já são suficientes, as empresas produtoras devem submeter um pedido formal de registro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade