Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Relações internacionais

União Europeia e Rússia fazem guerra de versões sobre vacina contra Covid

Ana Estela de Sousa Pinto - Folhapress
11 fev 2021 às 08:49
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A vacina contra Covid-19 Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, virou o centro de uma guerra de versões nesta quarta-feira (10).


Após comunicado em que a EMA (Agência Europeia de Medicamentos) afirmou não estar avaliando pedido de autorização para a vacina nem ter recebido solicitação para isso, o fabricante publicou em rede social a foto de um recibo de uma solicitação feita no dia 29 de janeiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A imagem, no entanto, mostra uma entrada no sistema Cesp (Common European Submission Platform), que desde 2015 não é mais usado para esse tipo de pedido. De acordo com as novas regras, a solicitação deveria ter sido feita pelo portal eSubmission.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cardiologista orienta

Cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue; Londrina teve aumento de mortes

Imagem de destaque
Veja alguns casos

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa


Antes da réplica russa, a agência regulatória europeia também afirmou que os desenvolvedores da Sputnik requisitaram que ela entrasse em revisão contínua, um procedimento adotado em emergências que permite ir avaliando os dados enquanto o desenvolvimento ainda está em andamento. Isso agiliza o procedimento formal de autorização para introdução no mercado.
A reportagem procurou o órgão após a publicação do desmentido da Sputnik V, por telefone e por e-mail, mas não conseguiu contato até as 22h (horário local, 18h no Brasil).

Publicidade


De acordo com balanço atualizado no site da EMA, no momento estão sendo avaliadas as vacinas da Novavax e da Janssen.
Embora ainda não tenha sido autorizada pelo bloco, a vacina russa já está sendo usada na União Europeia, pela Hungria, que aprovou seu uso emergencial, mesmo sem ela ter sido autorizada pela EMA. A União Europeia, porém, reafirmou nesta quarta que não pretende comprar nem distribuir o produto russo.


No Brasil, a Sputnik V também está no centro de uma polêmica política, após MP que reduz para cinco dias o prazo de aprovação, pela Anvisa, de vacinas aprovadas por agências regulatórias de vigilância sanitária de outros países.

A proposta inclui órgãos dos Estados Unidos, União Europeia, Japão, China, Rússia e Argentina, o que permitiria agilizar a concessão de autorização para a Sputnik V. Objeto de intenso lobby político, a vacina do Instituto Gamaleya tem sido vista como nova aposta do governo federal. A Anvisa criticou a tentativa de acelerar a aprovação do imunizante.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade