Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Boa notícia!

Vacina russa produz imunidade contra novo coronavírus, mostram primeiros dados publicados

Everton Lopes Batista - Folhapress
04 set 2020 às 10:47
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A vacina russa Sputnik V é capaz de produzir imunidade contra o novo coronavírus sem desencadear reações adversas graves, segundo um artigo publicado nesta sexta-feira (4) na revista científica The Lancet.


Esta é a primeira vez que os dados sobre os testes com a imunização ficam disponíveis publicamente para cientistas e população. Até então, a falta de transparência sobre o desenvolvimento e os primeiros testes com a vacina gerava desconfiança sobre sua eficácia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os resultados publicados são de dois testes feitos com 38 voluntários cada -76 no total. Os participantes eram pessoas saudáveis com idades entre 18 e 60 anos. Foram testadas duas formulações da Sputnik V: rAd26-S e rAd5-S.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


De acordo com os resultados, a vacina produziu anticorpos em todos os participantes em cerca de 21 dias após a primeira aplicação. Após 28 dias, os pesquisadores também detectaram a produção de células T, outro produto do sistema imunológico que tem um papel importante no combate à doença.

Publicidade


No texto, os autores afirmam que os participantes não experimentaram reações adversas mais sérias. Segundo os dados, as manifestações mais comuns foram dor no local onde a vacina foi aplicada, hipertermia e dor de cabeça, todas de intensidade moderada.


A Sputnik V foi a primeira vacina contra o Sars-CoV-2 a receber uma aprovação regulatória no mundo, ainda no início de agosto. O governo russo planeja testes com 40 mil participantes e o início da produção industrial da Sputnik V para os próximos meses.

Publicidade


O estado do Paraná tem um acordo para a produção da vacina. O acordo bilateral inclui transferência de tecnologia para produção da vacina e possibilidade de importação e distribuição da imunização criada pelo país europeu para a América Latina.


Apesar dos resultados positivos, ainda não é possível saber por quanto tempo a imunidade contra o Sars-CoV-2 pode durar.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 34 possíveis vacinas estavam na fase de testes clínicos (em humanos) até a quinta-feira (03). Oito dessas imunizações estão na fase 3 dos testes, a mais avançada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade