Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Londrina

Vacinação contra a gripe imuniza mais de 35 mil idosos em uma semana

Redação Bonde com N.Com
30 mar 2020 às 11:10
- Gustavo Tacaki/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que iniciou na última segunda-feira (23), imunizou 35.540 idosos em Londrina, em uma semana, ou seja, 59% do público-alvo, que totaliza 60 mil pessoas com 60 anos ou mais.

Somente no último sábado (28), 19 mil idosos, com idade entre 60 e 79 anos, receberam a dose nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com horário marcado, e outros 8.500 em sistema de drive-thru, sem sair do carro, em uma ação que aconteceu no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, durante a semana, outros 8.040 idosos, com 80 anos ou mais, foram imunizados em suas residências, além de 3.364 profissionais da saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a campanha de vacinação realizada no sábado, tanto nas UBSs quanto no drive-thru, foi um sucesso. "Nas unidades foi feito agendamento prévio, evitando filas e aglomerações, o que proporcionou uma qualidade muito satisfatória para o processo de trabalho. No drive-thru, fizemos algo inovador, sem sequer sair dos carros. Neste caso, conseguimos vacinar todos os idosos que procuraram a vacinação. Encerramos a atividade às 19h10, sem nenhum carro nas filas”, afirmou.

Publicidade


LEIA TAMBÉM:


Londrina deve receber mais vacinas contra gripe nesta semana

Publicidade


O secretário contou que, agora, o município vai aguardar o envio do segundo lote de vacinas, pelo Ministério da Saúde, que deve ocorrer entre esta terça (31) e quarta-feira (1), para, na sequência, fazer a analise de quantas vacinas foram disponibilizadas e abrir novamente as modalidades de agendamento.


"A orientação para a população, neste momento, é que ela não vá às UBSs para se vacinar, também não precisa ligar, pois assim que estivermos com as vacinas em mãos, iremos divulgar como vai proceder a segunda etapa”, afirmou.

Publicidade


A diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, ressaltou que, mesmo não protegendo contra o coronavírus, a vacinação é importante porque ela previne que as pessoas peguem gripe. "Sabemos que a gripe sempre foi causadora de doenças e que ela abre a possibilidade para algumas infecções secundárias, por isso ela é extremamente importante, principalmente para a população idosa. Esta vacinação objetiva evitar as gripes usuais”, disse.


A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que normalmente acontece em abril, foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido à pandemia de coronavírus. Esta primeira etapa é voltada para os idosos e profissionais da saúde. A Vacina Influenza Trivalente protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1.

Publicidade


Segurança no drive-thru


A GM (Guarda Municipal) de Londrina participou da ação no sábado (28), na Igreja Presbiteriana, fazendo a segurança do entorno. Foram posicionadas oito equipes nos principais entroncamentos de acesso ao local de vacinação para, em conjunto com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), orientar o fluxo do trânsito.

De acordo com o inspetor Eliel Costa, a presença da GM colaborou para a segurança do evento. "Os guardas atuaram na orientação do trânsito das 8 às 19 horas, gerenciando os desentendimentos por causa da ordem da fila, orientando os cidadãos e desobstruindo as vias. Portanto, o cuidado principal da GM foi com a segurança do cidadão londrinense, haja vista que a grande maioria era composta por idosos. A proximidade com o cidadão londrinense foi a grande marca desse trabalho, salvaguardando seu direito de acesso à saúde com segurança”, informou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade