Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Vacinação contra a gripe tem baixa adesão de gestantes e crianças

Natália Cancian - Folhapress
27 mai 2020 às 08:14
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após atingir a meta de vacinação em idosos, a campanha de imunização contra gripe tem registrado baixa adesão entre os públicos que fazem parte das duas últimas etapas da estratégia, sobretudo entre gestantes e crianças. A situação tem gerado alerta em equipes de saúde.

Para comparação, a primeira fase da campanha de vacinação, voltada a idosos, teve adesão de 114% –maior, assim, até do que o público inicialmente previsto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já na segunda fase, voltada a policiais, bombeiros, pessoas com doenças crônicas e caminhoneiros, a adesão foi de 64,6%.
Na terceira, ainda em andamento, o percentual atual é de apenas 23,2%. "É um número muito baixo", diz Francieli Fontana, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


Além de crianças e gestantes, a etapa atual da campanha é voltada também a pessoas com deficiência, mulheres até 45 dias após o parto, professores e pessoas de entre 55 a 59 anos.

Publicidade


Segundo Fontana, quem faz parte dos dois últimos grupos e ainda não recebeu as doses pode procurar os postos de saúde até 5 de junho. Ela não informou se haverá possibilidade de prorrogação.


Iniciada em 23 de março, a campanha de vacinação contra a gripe tinha como objetivo vacinar ao menos 90% do público-alvo, previsto em 77 milhões de pessoas. Somados todos os grupos, a taxa atual é de 62,7%.


A estimativa do ministério é que 29 milhões de pessoas ainda não tenham sido vacinadas.

A vacina contra a gripe protege contra três tipos do vírus influenza, caso do H1N1, e é importante para reduzir complicações, internações e mortes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade