Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Vacinação contra sarampo começa nesta segunda

Redação Bonde com AEN
18 nov 2019 às 13:35
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O objetivo da segunda etapa da campanha é aumentar a cobertura vacinal contra o sarampo na faixa etária de 20 a 29 anos, que apresenta maior frequência de casos. Uma estimativa do Ministério da Saúde, disponível no Boletim Epidemiológico nº 34, mostra que 783.501 jovens paranaenses possivelmente não estão vacinados contra o sarampo. A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente o ano todo nas unidades básicas de saúde.

No Paraná, entre os 368 casos confirmados na última semana, 195 estão na faixa de idade entre 20 e 29 anos, conforme o informe divulgado na quinta-feira (14).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A primeira etapa de vacinação foi para crianças de seis meses e cinco anos incompletos, que são mais vulneráveis às complicações do sarampo. Esta segunda etapa é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão da sarampo para reduzir o risco da doença e imunizar não vacinados ou com esquema incompleto para o sarampo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Previne HIV

Falta de informação, estigma e acesso desigual limitam alcance da Prep

Imagem de destaque
Prepare o bolso

Remédios devem ter reajuste de 4,5% a partir de 1º de abril

Imagem de destaque
17ª Regional de Saúde

Com 13 mil doses aplicadas, cobertura da vacinação contra dengue é de 57% na região de Londrina

Imagem de destaque
Escassez

Saúde deixa faltar drogas para hanseníase e pacientes ficam sem tratamento


"Estamos verdadeiramente preocupados com a situação do sarampo. Precisamos que todos que estão em dúvida ou que não tomaram a vacina sejam vacinados, é a única maneira de prevenir o sarampo”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Publicidade


DOENÇA - O sarampo é totalmente evitável com duas doses da vacina, que é segura e altamente eficaz. Altas taxas de cobertura vacinal — ou seja, 95% no país e dentro das comunidades — são necessárias para garantir que o sarampo não seja contido.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os maiores surtos estão em países que têm atualmente ou tiveram no passado baixa cobertura vacinal, deixando muitas pessoas vulneráveis.


As razões para as pessoas não serem vacinadas variam significativamente entre comunidades e países, incluindo falta de acesso a serviços de saúde ou vacinação de qualidade; conflito e deslocamento; desinformação sobre vacinas ou pouca conscientização sobre a necessidade de vacinar. Em vários países, o sarampo está se espalhando entre crianças, jovens e adultos que não se vacinaram no passado.

A VACINA - A vacina é feita de vírus vivo enfraquecido, estimula o sistema imunológico a desenvolver anticorpos para combater os vírus causadores de doenças. A aplicação da vacina é por injeção subcutânea. A vacina faz efeito em aproximadamente 15 dias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade