Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Vacinação de HPV é ampliada para homens até 45 anos imunossuprimidos

Redação Bonde com Agência Brasil
08 jul 2022 às 10:57
- Fernando Frazão/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde anunciou na quinta-feira (7) a ampliação da vacinação contra o papilomavirus humano quadrivalente (HPV4) para homens de até 45 anos com imunossupressão. A medida segue recomendações de sociedades científicas. A partir de agora, portanto, pacientes masculinos até 45 anos transplantados, oncológicos ou vivendo com HIV/Aids podem ser imunizados. O esquema tradicional de três doses continua sendo adotadao, independente da idade.


De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a estimativa é que haja de 9 a 10 milhões de infectados por esse vírus no Brasil e, a cada ano, surjam 700 mil novos casos da infecção no país. O risco de desenvolvimento de cânceres associados ao HPV é aproximadamente quatro vezes maior em pessoas vivendo com HIV/Aids e transplantados, do que na população sem a doença ou transplante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A imunossupressão crônica é um dos principais fatores de risco para aquisição e persistência do HPV, informou o ministério por meio da assessoria de imprensa. É ainda importante fator de risco para a progressão de lesões pré-cancerosas e neoplasias, especialmente em pessoas com HIV/Aids, transplantados de células-tronco hematopoéticas e órgãos sólidos e indivíduos em tratamento para câncer (rádio e/ou quimioterapia). 

Leia mais:

Imagem de destaque
Ampliação do acesso

Rio Grande do Sul vai receber 105 mil doses adicionais de vacinas até segunda

Imagem de destaque
Até agosto

Anvisa libera venda excepcional de álcool 70% líquido devido às enchentes no Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
29 mortes

Londrina: número de mortes por dengue nos cinco primeiros meses do ano é o mesmo de todo 2023

Imagem de destaque
Spikevax

Paraná recebe primeiro lote com 136.800 doses da vacina atualizada da Covid-19


A vacina HPV quadrivalente previne os cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; cânceres de colo do útero, de vulva e vagina; o câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais nos dois sexos relacionadas ao HPV 6 e 11. 


Podem se imunizar contra o HPV meninas de 9 a 14 anos; meninos de 11 a 14 anos; e homens e mulheres imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade