Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Vacinas contra a Covid-19 já acabaram em cinco capitais

Folhapress
18 fev 2021 às 10:21
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Como previsto por Salvador e pela Prefeitura do Rio de Janeiro, as primeiras doses das vacinas de diferentes fabricantes contra o coronavírus já acabaram também em Teresina, Campo Grande e Cuiabá. E os estoques devem terminar até domingo em ao menos outras seis capitais.

Em Campo Grande, a vacinação com as primeiras doses precisou ser encerrada já no último sábado (13) e chegou até a faixa etária dos 80 anos ou mais. Pouco mais de 33 mil pessoas foram contempladas. A continuação agora depende da remessa de novas doses pelo Ministério da Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em Cuiabá, a campanha de vacinação também está parada por falta de doses. Até o final de semana, a prefeitura está priorizando a aplicação apenas em idosos acamados até que acabem os imunizantes. Até então, foram 23.518 imunizados, entre profissionais de saúde e idosos de 85 anos ou mais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


"A gente não vai mudar o planejamento [da vacinação] por enquanto, porém demos uma pausa agora porque estamos sem vacina para ampliar para outros grupos. Espera-se que cheguem mais vacinas na próxima semana", afirmou a gerente da Vigilância Epidemiológica da cidade, Flavia Guimarães.

Publicidade


Em Teresina, as 29.682 doses da primeira atapa acabaram nesta segunda-feira (15). Novos grupos prioritários só vão ser vacinados quando chegarem novas remessas.


Foram imunizados 70% dos profissionais da área da saúde e 100% dos idosos em asilo, pessoas com deficiência institucionalizadas e aqueles com mais de 90 anos. Idosos acamados ainda estão sendo vacinados.

Publicidade


Salvador é uma das capitais que tiveram que interromper a vacinação da primeira dose nesta terça (16). A expectativa é que novas doses só cheguem na próxima terça (23), criando um hiato de uma semana no plano inicial.


Ao todo, a capital baiana recebeu 116, 6 mil doses da vacina e já aplicou todas. Cerca de 89 mil foram destinadas a profissionais de saúde e as outras 17 mil foram destinadas a idosos acima de 83 anos. Nesta quarta, foram aplicadas cerca de 400 doses residuais destinadas idosos que vivem em abrigos.

Publicidade


A estrutura planejada prevê nove pontos de vacinação drive-thru, 23 centros de vacinação, além dos postos de saúde, mas com o baixo estoque, apenas parte da estrutura funciona.


Na cidade do Rio, a vacinação foi suspensa já nesta quarta (17). A capital planejava imunizar todos os idosos de 75 anos ou mais até o fim de fevereiro, abrangendo uma idade a cada dia. Com a falta de doses, porém, só chegou chegou à faixa dos 83 anos e terá que alterar o calendário.

Publicidade


A previsão do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, é que novas remessas da Coronavac sejam enviadas a partir da próxima terça (23), possibilitando a retomada da campanha.


Fortaleza está entre as capitais brasileiras com o estoque a terminar nesta semana. A falta de vacinas também reforçou a prefeitura a rever sua estratégia, com a suspensão da imunização em dois dos quatro drive-thrus que estavam ativos.

Publicidade


De acordo com a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, restam apenas 11 mil vacinas destinadas à primeira dose. Serão priorizados os idosos que vivem em regiões mais vulneráveis da cidade, onde há atualmente uma maior circulação do vírus.


Em Curitiba, a imunização de idosos de 85 anos ou mais segue até sexta-feira (19). Quase 90% das cerca de 65 mil doses recebidas pela capital paranaense já haviam aplicadas até esta quarta (17). O restante foi reservado para a segunda aplicação.

Publicidade


Já em Florianópolis, a expectativa é que a vacinação dos idosos seja interrompida nos próximos dias se não houver novo repasse de doses pelo Ministério da Saúde.


Até agora, 13.850 pessoas receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 na capital catarinense -na maioria, profissionais de saúde e idosos com mais de 90 anos. O início da próxima fase da imunização, que abrange pessoas com idade entre 75 e 89 anos, depende da remessa de novos estoques para a cidade.


A Prefeitura de Porto Alegre afirma que vai vacinar todos os idosos com 83 anos ou mais, cuja imunização deve ocorrer até esta quinta ou até que as doses acabem. A campanha envolvendo outras faixas etárias também depende da chegada de novos estoques.


A expectativa é que a cidade receba 40 e 50 mil doses na próxima semana. Até lá, o cronograma de aplicação fica parado.
A capital gaúcha já imunizou cerca de 122 mil pessoas, entre profissionais de saúde, funcionários e internados em instituições de longa permanência, quilombolas e indígenas, e idosos com 83 anos ou mais.


Em João Pessoa, a previsão é de que as 34.151 doses recebidas para a primeira rodada de vacinação se esgotem na próxima sexta (19).


A prefeitura da capital paraibana informou que foi orientada a suspender a vacinação dos trabalhadores da saúde e antecipar a aplicação das vacinas no grupo de pessoas com mais de 85 anos.


Em Goiânia, a prefeitura estendeu a vacinação para idosos a partir de 84 anos, que devem receber as doses até quinta (18). Porém, depois disso, o calendário ficará parado até chegarem novas doses.

Em Porto Velho, seguindo o ritmo de vacinação atual, as 13.400 vacinas relativas à primeira dose devem acabar em duas semanas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade