Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem prejuízos

Alimentação vegana: um estilo de vida saudável

Redação Bonde
05 nov 2015 às 17:14
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os veganos seguem um estilo de vida que vai muito além da dieta. Excluem o consumo de qualquer alimento ou produto de origem animal, geralmente obtidos por métodos cruéis e exploratórios, como roupas de couro, seda e lã e até cosméticos e medicamentos testados em animais.

Os motivos para essa exclusão são diversos, como saúde, aspectos espirituais e religiosos, mas principalmente por questões que envolvem o meio ambiente e a ética animal. Somente no Brasil, seis bilhões de animais terrestres são abatidos por ano. Cada um deles precisa de uma determinada quantidade de terra, água, alimento e energia, produz alta quantidade de dejetos e emite, direta e indiretamente, poluentes que são dispersados pelo solo, ar e água, segundo o relatório "Comendo o Planeta: Impactos Ambientais da Criação e Consumo de Animais", da Sociedade Vegetariana Brasileira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A criação de animais tem impacto direto em todo ecossistema do planeta, causando inúmeros danos, como a destruição de florestas, perda de biodiversidade, escassez de água doce, poluição da água e do ar e erosão do solo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


ALIMENTAÇÃO VEGANA EQUILIBRADA
Apesar da lista de produtos excluídos ser grande e incluir carnes, ovos, leite e derivados, mel, gelatina, entre vários outros, a alimentação vegana não traz qualquer tipo de prejuízo à saúde, já que todos os nutrientes que o organismo precisa, em qualquer fase da vida, são encontrados no reino vegetal. A única exceção é a vitamina B12, que não pode ser suprida na alimentação vegana, devendo ser suplementada. "É importante fazer acompanhamento com nutricionista e avaliar os níveis dessa vitamina na corrente sanguínea, identificando e corrigindo deficiências", explica a nutricionista Carolina Favaron.

Publicidade


Mas para ter um organismo saudável não basta consumir produtos veganos, é preciso seguir uma alimentação equilibrada e fugir da cultura da má alimentação. "Nós temos uma cultura muito ruim. Um onívoro [pessoa que comem carne], por exemplo, come pão com manteiga e café com leite no café da manhã, arroz, feijão, bife e batata no almoço e pão com presunto e queijo à noite, e aí se torna vegetariano. Se mantiver essa estrutura e só tirar a carne, vai comer pão com manteiga e café com leite, arroz, feijão, bife de soja e batata-frita, e ao invés de presunto e queijo, comerá pão com mortadela de soja e queijo. E dá para fazer a versão vegana de tudo isso, ou seja, a pessoa vai continuar com uma estrutura ruim da mesma forma", explica Ana Ceregatti, nutricionista especializada em alimentação vegetariana e vegana.


No entanto, mesmo um vegano que siga uma alimentação saudável e coma a cada três horas pode ter uma carência instalada posterior à alimentação vegana. "Isso vai aparecer em algum momento e a hora que surgir vão dizer que é pelo veganismo, e não por aquela alimentação prévia inadequada. Então, é importante consultar um profissional para ver se está bem de saúde, corrigir eventuais carências e seguir uma alimentação vegana sem nenhum risco de carência", conta Ana.

PRINCIPAIS DIFICULDADES DE UM VEGANO
O impacto social é a principal dificuldade enfrentada por uma pessoa vegana. Mesmo com a diversidade de produtos e alimentos que suprem a alimentação de uma pessoa que exclui produtos de origem animal, ainda hoje é difícil encontrar estabelecimentos preparados para atender esse público. "Se um vegano parar em uma padaria, só vai conseguir um suco de frutas. Aqui no Brasil temos pouquíssimos lugares que servem opções veganas de leite ou ao menos pão com geleia, tofu ou patê de grão-de-bico", conta Ana. Além dos locais, pessoas não veganas e não vegetarianas muitas vezes não compreendem esse estilo de vida, o que pode causar bullying e problemas de relacionamento.
(com informações do site Natue)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade