Alimentos que queimam gordura e melhoram seu treino

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Ao contrário do que muitos pensam, deixar de comer não é a solução para emagrecer. A maneira eficiente de perder peso é equilibrar uma dieta balanceada com a prática regular de atividades físicas. Além disso, a ingestão de alimentos que ajudam na aceleração metabólica é essencial, principalmente às pessoas que apresentam maior dificuldade de "baixar os ponteiros da balança".

Alguns exemplos de alimentos e nutrientes que ajudam na queima de gorduras, também conhecidos como termogênicos, são a pimenta, o gengibre e a cafeína. De acordo com Diogo Círico, nutricionista esportivo da Growth Supplements, essas substâncias são capazes de fazer com que o organismo produza mais calor que o normal, ajudando na aceleração metabólica. "O resultado se dá em um balanceamento das calorias consumidas e da queima de gordura corporal realizada por exercícios físicos, auxiliando no processo de emagrecimento", diz.

A fim de facilitar a ingestão e poder de absorção dos termogênicos, a dica é consumi-los em forma de cápsulas ou pó, formulados por marcas de suplementos. Quanto ao melhor horário para seu uso, Círico explica que não há regras, mas levanta que o consumo pode ser mais eficiente no momento pré-treino. "Muitas pessoas costumam consumir os termogênicos antes dos treinos. Isso justifica-se pelo fato de que no Brasil a maioria dos produtos têm base de cafeína. Essa substância é também estimulante do sistema nervoso central - ou seja, além da termogênese, a cafeína aumenta o desempenho físico", finaliza.

Fórmula quente

A aceleração metabólica pode acontecer quando ingerimos alimentos como cafeína, pimentas preta e caiena e gengibre. De acordo com o especialista, a combinação dos quatro elementos fornece um tipo de estímulo que contempla toda a cadeia de reações bioquímicas envolvidas na transformação da gordura em energia - chamada de via metabólica de oxidação da gordura.

Precauções

Pessoas com ansiedade, insônia, hipertensão e cardiopatias devem consultar um profissional nutricionista antes do uso de suplementos à base de termogênicos. Isso porque a cafeína, presente na formulação do suplemento, pode potencializar tais condições.