Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais!

Chá apresenta inúmeros benefícios à saúde

Redação Bonde
04 mai 2015 às 16:34
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Beber chá é um costume antigo que foi passado de geração para geração e continua sendo consumido pelo mundo inteiro. Isso porque a bebida conta com diversas propriedades benéficas a saúde.

Pesquisas antigas relataram que muitos tipos de chá promovem uma quantidade significativa de antioxidantes, que ajudam o organismo a se proteger do câncer e até combater o envelhecimento celular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A vitamina C, presente em alguns chás, age contra inflamações e doenças como gripe ou resfriado. Alguns sabores da infusão fornecem polifenol, uma substância que fortalece os dentes, minimizando a placa bacteriana, e também tem ação positiva quanto à digestão, pois aumenta o fluxo do suco gástrico no estômago.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


No entanto, cada tipo de chá pode conter uma propriedade diferente.

Publicidade


Chá Preto


O chá preto é mais popular no ocidente, em principal, no Reino Unido, por isso recebeu o apelido de "chá inglês". A cultivação é feita de seguinte forma: as folhas são colhidas e sofrem uma fermentação total, tornando-as mais escuras, quase negras.

Publicidade


As vantagens do chá preto estão no fato de que seu consumo regular é conhecido por reduzir o risco de AVC (acidente vascular cerebral) e também é repleto por antioxidantes, que ajudam a diminuir a coagulação do sangue nas artérias.


Chá de Camomila

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Conhecido como um chá floral, o chá de camomila é bastante aromático e possui um sabor frutado.


A infusão à base da flor, que faz parte da família de margaridas, auxilia na dor de dente, no tratamento de cãibras musculares, insônia, reduz inchaço e irritações na pele, devido ao seu efeito calmante.

Publicidade


Chá Verde


O chá verde, que proporciona uma enorme gama de benefícios nutricionais, é o chá mais consumido nos países asiáticos. Quando a erva é colhida, posteriormente, ela é ressecada com ar quente, depois, passa por um processo de fritura, mas sem fermentação, o que preserva o nível alto de vitaminas e nutrientes.

Publicidade


A abundância em Vitamina C na composição do chá verde o torna promissor para o sistema imunológico, protegendo o organismo de inflamações. Ele também conta com flúor, que ajuda a fortalecer os ossos e prevenir as cáries. Há também relatos de o consumo diário da bebida ajuda a queimar calorias e promover o emagrecimento, por esse motivo o chá é tão associado às dietas.


Chá Oolong

Publicidade


Muito popular na Ásia, o chá Oolong é considerado benéfico no tratamento do alto colesterol LDL e por facilitar a digestão.


Ele é extraído a partir de grandes árvores maduras. As folhas são ressecadas após serem colhidas, para remover a umidade e, depois, ocorre uma semi-fermentação. O chá Oolong possui um sabor adocicado e frutado.


Chá Vermelho


Divulgação
Divulgação


Originado na África, o chá vermelho é uma fonte rica em antioxidantes, agindo diretamente para motivar a imunização do organismo, e não contém cafeína.


Chá Branco


Constituído a partir de ervas jovens, as folhas do chá branco não passam por nenhum processo de fermentação, assim como o chá verde também são cozidas e secadas ao sol. Por conta da ausência de fermentação, o chá branco possui uma grande concentração de substâncias químicas que agem no combate a formação de cânceres.


Chá de Rosebud


O chá de Rosebud, muito popular na China, é um chá floral produzido a partir de botões de rosa. Ele apresenta um sabor adocicado e aroma floral.


Esta infusão possui muitos óleos essenciais que ajudam na circulação sistêmica do organismo.


Chá do Paraguai (erva-mate)


Muito consumido nos países da América do Sul, o chá é preparado com diversas especiarias e é servido dentro de uma cabaça e um canudo. Esta bebida é muito utilizada para auxiliar no tratamento de enfermidades, como depressão, problemas de digestão e para dar energia.


Aqui no Brasil este tipo de chá pode ser encontrado na região Sul do país, e consumida por tereré ou chimarrão.


Chá Selvagem


O chá selvagem pode não ser tão conhecido devido ao seu gosto amargo, mas ele pode ser usado para fins medicinais, como: desintoxicar o corpo, melhorar a circulação sanguínea e estimular a digestão. Se tomado regularmente pode influenciar beneficamente no controle da pressão arterial elevada e na obesidade.


Masala Chai (chá preto indiano)


Reprodução
Reprodução


O chá mais popular na Índia é uma espécie de chá preto mesclado com leite e especiarias, como cardamomo, gengibre e canela. Masala Chai significa "chá de leite".


O consumo da infusão está associado à medicina ayurvédica, que tem como prioridade tratar doenças por meio de aspectos fisiológicos através de sabores característicos. Por isso, o Masala Chai, por conta da mistura de especiarias, ingredientes, sabores e aromas, possui um efeito calmante, ideal para tratar problemas relacionados ao estresse.

(Com informações saudicas)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade