Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Diferentes propriedades

Chás combinam com dias frios; saiba como prepará-los

Redação Bonde
17 mai 2011 às 08:31
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com este friozinho típico de outono, uma boa pedida são os chás. Considerada a melhor bebida para o organismo depois da água, ele pode ser consumido em qualquer horário.

De origem chinesa, o chá é resultado da infusão de folhas, ervas ou flores de algumas plantas em água fervente, com o objetivo de extrair substâncias aromáticas. Mas é preciso cuidado na hora do consumo, já que as ervas naturais possuem diferentes propriedades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O ideal é consumir o produto em quantidade correta e com a orientação de profissionais especializados. Muitas pessoas esquecem que os chás possuem propriedades diferenciadas e bebem indiscriminadamente como medicamento, podendo até prejudicar a saúde", explica Rosana de Andrade, proprietária da Orgânica Shop, loja virtual especializada em alimentos orgânicos e naturais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Outra dica é prestar atenção na procedência do produto: não basta ser natural, para ser saudável é preciso ser livre de agrotóxicos, por isso procure informações sobre o produtor.

Publicidade


O modo de preparo também influencia no sabor e nas propriedades do chá: nem todos devem ser preparados da mesma maneira. Quando se usam as chamadas ervas cheirosas, como hortelã, capim cidreira, limão e camomila, as folhas naturais não podem ser fervidas com a água porque perdem o princípio ativo. Com essas folhas o correto é primeiro colocar o chá em uma vasilha, jogar água fervente em cima e tampar.


Já o chá de folhas que não exalam cheiro deve ser feito pelo processo de decocção. Esse método é usado para plantas das quais é ainda mais difícil de extrair o principio ativo. É o caso da carqueja, da espinheira santa e do boldo, por exemplo. Nesses casos o certo é picar a planta, colocar dentro de uma vasilha, jogar água por cima e ferver. Mas, o processo de fervura não pode demorar mais do que cinco minutos.

Publicidade


"Em relação á quantidade, o recomendado é fazer uma pinça com a ponta dos três dedos, a começar com o polegar. A quantidade que for capturada por essa "pinça" é a ideal para cada xícara de 250 ml", ensina Rosana.


Confira os benefícios de alguns chás:

Publicidade


Boldo: o boldo é uma folha acinzentada, importada do Chile, que possui sabor amargo. É indicado para dores do estômago e problemas no fígado.


Camomila, erva doce e hortelã: são geralmente indicados como calmantes, ou seja, para relaxar. Ótima opção para consumir pouco antes de dormir.


Chá de carqueja: utilizado também em casos de perturbações gástricas ou para fins curativos.

Chá Verde: diminui os riscos de doenças cardiovasculares, previne a redução da densidade óssea e ativa o sistema imunológico, isso tudo devido às propriedades antioxidantes presentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade