Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Confira os alimentos que podem melhorar a energia no tempo frio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 jun 2019 às 13:53
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os dias se tornam mais curtos e as pessoas têm uma redução considerável na energia e uma variação no apetite. De acordo com a nutricionista Mariana Maciel, que atende pelo dr.consulta, rede de centros médicos, as pessoas buscam alimentos mais calóricos porque no frio, a demanda energética aumenta levemente para produzir mais calor e assim manter a temperatura corporal.


Alguns alimentos específicos ajudam a passar por essa época sem problemas maiores, como os ricos em zinco. "Fortalecer nosso sistema imunológico é sempre importante. Os alimentos fontes de vitaminas e minerais (frutas, verduras e legumes) serão sempre muito bem vindos. Mas talvez possamos destacar o zinco e a vitamina C como bons ajudantes", explica a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Os alimentos fontes de zinco são: germe de trigo, frango, peru, farinha de trigo, ervilha, fubá, grão de bico, arroz, maçã. Já os fontes de vitamina C são os vegetais crus: couve, espinafre, pimentões, tomate e também as frutas ácidas e cítricas, como: morango, acerola, laranja e limão."

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


Não se afaste dos vegetais


A nutricionista explica que um dos principais erros que as pessoas cometem no inverno é evitar ingerir saladas. Elas são leves e nutritivas, auxiliam no bom funcionamento dos órgãos e por serem ricas em fibras podem até ajudar a reduzir o nível de colesterol ruim no sangue.

Uma boa forma de ganhar energia e não aumentar o peso é apostar em refeições a base de vegetais e com poucas gorduras, evitando alimentos como queijos amarelos e creme de leite. "E chás! Os chás são quentinhos, ricos em fitoquímicos e pobres em calorias". Para animar um pouco mais a rotina, a nutricionista indica bebidas a base de cafeína. "Talvez o café seja uma boa alternativa. É uma bebida que normalmente consumimos quente e tem cafeína, que é estimulante. O chocolate também contém cafeína. Também pode ser uma opção um chocolate quente, pela manhã, para começar o dia bem", finaliza a nutricionista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade