Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nutricionista alerta

Consumir fibras ajuda a reduzir o risco de doenças graves

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 fev 2019 às 14:12
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As fibras são nutrientes encontrados nas versões integrais de alimentos como massas, pães, biscoitos, cereais matinais, arroz, entre outros. Elas são conhecidas por prevenir e tratar a constipação, além de afetar a forma como a gordura é absorvida no intestino delgado e promover a sensação de saciedade por mais tempo. De acordo com a consultora em nutrição da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), Marcela Tardioli, a maioria das pessoas consome menos de 20g de fibra por dia e deveríamos consumir no mínimo 25g. "Chegar a essa quantidade, no entanto, pode não ser tão simples. Uma xícara de chá de berinjela cozida contém apenas dois gramas de fibras, por exemplo", destaca.


Em recente publicação da revista científica The Lancet, os dados apontaram que o maior consumo de alimentos ricos em fibras foi associado a uma queda de 16% a 24% na incidência de doenças coronarianas, derrames, diabetes tipo 2 e câncer colorretal. Além disso, foi constatado que se mil pessoas substituírem uma dieta pobre em fibras (menos de 15g) por uma alimentação rica no nutriente (25-29g), 13 mortes e seis casos de doenças cardíacas poderiam ser evitados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Para quem não sabe por onde começar para aumentar a ingestão de fibras durante o dia nas refeições, a nutricionista separou algumas dicas como: substituir o pão branco, macarrão e arroz por suas versões integrais; optar por cereais matinais ricos em fibras, como mingau de aveia; cozinhar batatas com casca e consumir pelo menos cinco porções de frutas ou verduras e legumes por dia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal

Outra recomendação importante é saber escolher o produto no supermercado. Uma das maneiras utilizadas para descobrir a quantidade de grãos integrais é se atentar à lista de ingredientes localizada no rótulo. "Os primeiros são aqueles encontrados em maior quantidade no alimento. Ou seja: se farinha integral está em primeiro e farinha branca em segundo, significa que aquele produto tem mais farinha integral do que branca, por exemplo", explica a especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade