Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Especialista indica 6 orientações para educar o paladar infantil

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 jun 2019 às 14:05
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Segundo o relatório pelo Fim da Obesidade Infantil (Ending Childhood Obesity), publicado pela OMS (Organização Mundial de Saúde em 2016, cerca de 41 milhões de crianças com menos de 5 anos apresentam sobrepeso ou obesidade. A mudança do padrão de consumo alimentar e a prática de atividades físicas são alguns dos caminhos para evitar o avanço da obesidade infantil e garantir uma dieta mais equilibrada.

Ana Paula Del'Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos, explica que, conforme o conceito dos primeiros 1000 dias criado pela ONU (Organização das Nações Unidas, educar o paladar da criança até os 2 anos de idade pode ser um dos caminhos mais eficientes para a prevenção da obesidade infantil. "A alimentação adequada da mãe durante a gestação, o aleitamento materno e a introdução de uma alimentação complementar balanceada serão determinantes para o crescimento sadio da criança. Os lácteos como fonte de nutrientes devem ser introduzidos a partir de 1 ano de idade e alimentos com alta densidade energética (muitas calorias e poucos nutrientes) devem ser evitados até os 2 anos de idade", reforça a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os fatores comportamentais familiares influenciam os hábitos alimentares da criança. Então é importante não estimular a criança com aqueles alimentos que não são apropriados para a idade dela. Caso haja curiosidade da criança em relação à algum alimento inadequado para o consumo, o mais indicado seria distrai-la com outra situação, sem ser necessário proibir o consumo daquele determinado alimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


A nutricionista relaciona abaixo as principais orientações para educar o paladar das crianças:

Publicidade


1 - Aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade.


2 - Introdução alimentar a partir dos 6 meses de idade, quando a musculatura do pescoço já estiver firme o suficiente para dar sustentação e auxiliar na deglutição correta dos alimentos.

Publicidade


3 - Introduzir diferentes tipos de alimentos saudáveis e nutritivos às crianças, com sabores, cores e texturas variadas. A idade e a capacidade de deglutição devem ser consideradas na hora de escolher os alimentos, suas texturas e tamanho.


4 - Crianças costumam ser curiosas. Então é fundamental respeitar e incentivar a curiosidade delas, permitindo que elas explorem o alimento para sentir o cheiro, textura e sabor, mesmo que, para isso, elas façam sujeira.

Publicidade


5 - Não adicionar sal à alimentação das crianças de até 1 ano de idade.


6 - Não oferecer alimentos com açúcar para crianças com menos de 2 anos.

Ana Paula ressalta que as preferências do paladar de um indivíduo são formadas até os 2 anos de idade, ou seja, tudo o que for oferecido para as crianças como hábito alimentar até essa idade será impresso como memória durante toda a vida do indivíduo. Então a recomendação é oferecer uma dieta variada já para os pequenos, com verduras, legumes, frutas, lácteos, carboidratos e proteínas, para que o organismo tenha diferentes fontes alimentares de todos os nutrientes, suprindo assim todas as necessidades nutricionais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade