Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Boca nervosa

Fome infinita? Descubra qual hormônio é responsável e como driblar este problema

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 mar 2017 às 14:50
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na correria do dia a dia, mesmo quando nos alimentamos bem é comum termos a sensação de estarmos sempre com fome. Quem tem a chamada "boca nervosa" sabe bem como essa sensação pode ser incômoda e gerar grandes prejuízos à saúde. Contudo a solução para esse problema é simples, basta controlar o famoso "hormônio da fome". A grande questão é como fazer isso.

Esse hormônio, oficialmente chamado de grelina, é produzido principalmente pelo estômago. Sempre que ficamos sem comer, nosso estômago intensifica a secreção desse hormônio que, imediatamente, emite uma mensagem para o nosso cérebro avisando sobre essa ausência de comida. Quanto mais elevada for a produção, maior será a sensação de fome e esta só passa depois que nos alimentamos novamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma curiosidade é que a quantidade de grelina em obesos não é necessariamente maior do que em pessoas com o peso ideal, por isso é tão comum ouvirmos muita gente reclamando dessa fome infinita.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


No Brasil, isso ocorre muito devido ao nosso modelo de alimentação. Em geral, costumamos misturar carboidratos, gorduras e proteínas em todas as refeições. Contudo, esses grupos, por serem absorvidos pelo nosso estômago de formas diferentes, influenciam muito na liberação do hormônio da fome.

Publicidade


Para termos a sensação de saciedade por mais tempo, o ideal seria organizar o consumo desses alimentos para evitar a liberação da grelina. Um modelo eficiente, por exemplo, seria se ingeríssemos primeiro a carne, as verduras, os legumes e só depois o arroz e o feijão. Mas há formas de driblar este problema.


Fibras e proteínas
Os alimentos com fibras demoram mais para ser digeridas, por isso elas dão a sensação de saciedade e a vontade de comer demora a aparecer. Comer alimentos fibrosos durante a manhã, por exemplo, ajuda dar energia para o resto do dia.

Publicidade


As fibras estão tanto nos produtos integrais, como nos legumes, como brócolis, couve e repolho verduras e frutas, como maçãs, laranjas, peras e morangos.


Comer proteínas nas refeições principais ajuda na saciedade do nosso organismo por mais tempo. Além da carne, o feijão, grão de bico e lentilhas também são ótimas fontes e alternativa. Pelo mesmo motivo das fibras, as proteínas demoram mais tempo para sofrer digestão.

Publicidade


Comer de tempo em tempo
Comer de três em três horas, no mínimo, é uma forma de não ficar muito tempo sem comer, assim, quando for almoçar ou jantar, você ingere menos alimentos. Essas refeições intermediárias podem ser castanhas, lanches leves. frutas ou chocolates amargos. Essas refeições são recargas temporárias, então a quantidade de alimento ingerido não deve ser muito.


Rotina do dia a dia
No mercado, evite comprar alimentos que você quer evitar comer. Faça uma lista antes de sair de casa e não saia dela, além disso, evite ir ao mercado com fome.

Evitar distrações podem ajudar. Sites, fotos ou livros sobre comida podem despertar aquela vontade de comer. Se o objetivo for evitar comer fora de hora ou de modo errado, vcê tambem deveria evitar este tipo de distração.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade