Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Resista às tentações

Fuja do fast-food e coma de forma saudável fora de casa

Redação Bonde
20 fev 2013 às 08:56
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A princípio, comer fora de casa parece uma tarefa simples. Opções de restaurantes, refeitórios e lanchonetes não faltam. Mas, quando o assunto é higiene do local e a manipulação dos alimentos, nem todo lugar é confiável. Isso porque a falta de cuidado no preparo e o armazenamento inadequado dos ingredientes pode levar a doenças e infecções. Por isso, vale a pena redobrar a atenção ao que você coloca no prato quando come fora de casa, além de dar preferência a comidas saborosas e saudáveis.

Higiene

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a nutricionista Camila Fiorenzzi, observar detalhadamente o ambiente é item de avaliação no momento da refeição. "Fique atento a limpeza do local, a disposição das mesas e a higienização do ambiente. Observar se o restaurante é limpo é essencial para a seleção", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


Observe como os alimentos são servidos. "Devem estar perfeitamente cobertos para a proteção de insetos, dispostos em refratários de alumínio e sob ação direta do fogo. Dessa forma estarão sempre quentinhos e livres de insetos que podem causar doenças", comenta a nutricionista.

Publicidade


Café da manhã


O café matinal é a primeira refeição do dia e deve ser bem elaborado."É importante caprichar no café da manhã, pois é uma refeição bem importante. Iogurtes, leite com café, granola e frutas não pode faltar", diz Camila.

Publicidade


Se você for a uma lanchonete ou padaria, prefira lanches naturais e acrescente sucos naturais para reforçar a nutrição.


Restaurantes oferecem variedade de pãezinhos, mas fique sempre atenta à quantidade."Não é proibido comer pão, mas coma moderadamente. Substitua a manteiga, por exemplo, pelo queijo branco", afirma a nutricionista.

Publicidade


Prepare você mesma o prato do almoço


Não deixe de lado as saladas na hora do almoço. "Nos restaurantes é possível encontrar variedade de folhas. Faça um prato diversificado: alfaces, cenouras raladinhas, azeitonas, queijo branco, tomate, pepino, por exemplo. Não abuse dos molhos", recomenda Camila.

Publicidade


Consuma também os carboidratos moderadamente. "Não esqueça das proteínas, como frangos, carnes e peixes", comenta a nutricionista.


Apesar de tentador, não troque uma refeição completa no almoço por um lanche ou salgadinho. É importante fazer uma refeição completa para garantir os nutrientes necessários para o dia.

Publicidade


Jantar


É recomendado comer alimentos mais leves à noite. "Uma salada ou sopa de legumes é sempre bom! Você se alimenta bem, e levemente", sugere a nutricionista. Na janta, evite a todo custo comer lanches pesados e controle o horário para não comer muito tarde.

Publicidade


Fuja das frituras e fast-food


Esqueça os alimentos fritos e gordurosas nos restaurantes. "Prefira sempre os cozidos ou os grelhados. Os fritos já não são tão saudáveis e comê-los fora de casa não é uma boa opção, pois podem prejudicar o estômago e causar enjoos ao longo do dia", diz Camila.


Comer em restaurantes fast-food quando estamos fora de casa é muito tentador, por ser rápido e por saciar aquela vontade forte de comer, porém, optar por esses alimentos atrapalha sua nutrição e pode levar à obesidade.


Quanto à bebidas, prefira os sucos naturais. Para a sobremesa escolha frutas e gelatinas, ainda mais em dias quentes.


Tempo de refeição


Embora a rotina de trabalho seja intensa, é preciso respeitar exatamente o horário de cada refeição."Não coma correndo. Faça o seu horário tranquilamente, mastigue bem os alimentos e sinta o sabor de cada um deles. Uma refeição saudável não é somente ter alimentos de qualidade no prato, mas também, se alimentar calmamente e em horários recomendados pelo seu nutricionista", sugere Camila.


Não pule refeições


mesmo fora de casa, o recomendado é se alimentar pelo menos de 3 em 3 horas. Dessa forma, você estará sempre com algo no estômago e não terá tanta fome na próxima refeição. "Leve sempre uma fruta com você onde você estiver, seja no trabalho ou algum outro lugar que não seja sua casa. Se lá tiver uma geladeira, leve sucos ou saladas de frutas em uma pequena porção", diz Camila.

Siga as dicas da nutricionista e fique sempre atenta a higienização do restaurante. O importante é se alimentar corretamente e respeitar o horário de almoço. Alimentando-se bem e com saúde você terá melhor disposição e desenvolverá melhor suas tarefas diárias. (Fonte: Dicas de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade