Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nutrição e saúde

Na busca de uma alimentação saudável, consuma fibras

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 mai 2017 às 16:36
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sempre ouvimos que é necessário ter um bom consumo de fibras em nosso dia a dia, mas quais os seus reais benefícios? A Dra. Carolina Pimentel, nutricionista, Ph.D. em Ciências da Nutrição e Membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife, explica porque o seu consumo é essencial para uma vida saudável.

Primeiro é preciso entender que as fibras não são digeridas/absorvidas pelo organismo e, portanto, não são fontes de energia (calorias). A Dra. Carolina explica que as fibras são divididas entre solúveis, como a inulina, betaglucana (presente na aveia) e em contato com a água tendem a formar géis, aumentando a viscosidade do conteúdo no estômago e proporcionando maior volume e lubrificação das fezes; já as insolúveis, como a celulose, contribuem para o aumento da frequência dos movimentos intestinais. A combinação dos dois tipos auxiliam na saúde do intestino e evitam constipação - problema frequentemente relatado nos dias de hoje.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Entre as principais fontes de fibras estão as frutas, verduras, legumes e cereais integrais. "A recomendação de consumo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 25 gramas ao dia e, incluindo esta quantidade em sua alimentação saudável você pode ter um maior controle de peso, garantir um bom funcionamento do intestino, reduzir o colesterol e manter níveis saudáveis de glicemia", afirma a Dra. Carolina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal

Por outro lado, exagerar no consumo também não é algo saudável, pois pode levar ao aumento da formação de gases no intestino, seguido de distensão e dor, além de poder reduzir a absorção de vitaminas e minerais. "Elas ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, em conjunto com uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física. E é sempre importante lembrar: para obter os benefícios das fibras consuma sempre bastante água!", finaliza a Dra. Carolina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade