Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alimentação saúdavel

Sabia mais sobre a soja e como ela pode ajudar na sua saúde

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 mai 2017 às 16:49
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo maior produtor de soja do mundo, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil consolidou-se como um dos grandes mercados consumidores do grão. Originária da China, a soja é cultivada há mais de cinco mil anos e é um dos alimentos mais recomendados por médicos e nutricionistas, principalmente para pessoas que não se alimentam de carne. Porém, existem diversos questionamentos e dúvidas em relação às propriedades do grão.

Para esclarecer algumas questões, Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, listou os mitos e verdades sobre a soja.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Qualidade proteica da soja é inferior à das proteínas animais. Mito. Segundo Cyntia, 100g de soja em grão contêm 36,5g de proteína. Já em 100g de contrafilé há 19g de proteína. "Além da vasta quantidade de proteínas, a vantagem de se utilizar a carne de soja em relação às carnes animais está no baixo teor de gorduras e alta quantidade de fibras do alimento".

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Soja ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Verdade. De acordo com a especialista, a proteína de soja ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. "Os componentes da proteína da soja ainda agem no controle do acúmulo de gorduras nas artérias. Os japoneses, por exemplo, consomem muita soja e o número de doenças cardíacas no país é, em média, bem menor na comparação com nações ocidentais". Além disso, segundo Cyntia, a soja atua no alívio dos sintomas da menopausa, reduz o risco de osteoporose e diminui o risco de câncer de mama.

Publicidade


A soja não pode ser consumida todos os dias. Mito. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera a proteína de soja como um nutriente com propriedades funcionais e de saúde, recomendando um consumo mínimo de 25g por dia. "A ingestão diária da soja é totalmente segura. Porém, todo alimento deve ser consumido com moderação e sem exageros, até os saudáveis", orienta.


Soja é ideal para praticantes de atividades físicas. Verdade. A nutricionista pontua que pelo fato da proteína de soja ser de alta qualidade, ela possui eficácia na manutenção, restabelecimento e síntese dos músculos após a atividade física. "Essa proteína auxilia no ganho de massa muscular e por conter alto teor de fibras, ainda contribui para a boa saúde intestinal", complementa.


Não é seguro consumir soja na infância. Mito. "Desde cedo devemos incentivar as crianças a consumir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes como a soja. Por conta de suas respectivas propriedades e benefícios à saúde, o grão é sim recomendado para as crianças". No entanto, a nutricionista pondera que é preciso ficar atento para os episódios de alergia, que é mais comum entre os pequenos. "Neste caso, o alimento deve ser evitado".

Contribui com o processo de emagrecimento. Verdade. A arginina e a lisina, aminoácidos presentes na soja, estimulam o organismo a produzir o glucagon – hormônio que acelera o metabolismo, facilitando a perda de peso. "Também vale lembrar que dietas com a proteína do grão saciam mais em comparação com aquelas que incluem apenas proteína animal, fator que contribui, e muito, para o emagrecimento", conclui Cyntia, consultora da Superbom.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade