Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Saiba as consequências do excesso de café no organismo

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
13 mai 2019 às 16:39
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com pesquisa divulgada pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o Brasil é maior produtor e exportador de café do mundo com um consumo calculado em 21 milhões de sacas anuais, número que representa cerca de 13% da demanda mundial. O país está na segunda posição no consumo da bebida, seguido pelos Estados Unidos, onde a demanda é de aproximadamente 23 milhões de sacas de 60kg anuais, que correspondem a 14% do que é bebido de café no planeta.


Algumas pessoas não se identificam com o sabor marcante do café, enquanto outras sentem que seu dia não começa antes de uma boa xícara da bebida. Mas, por que isso acontece?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Muito já se ouviu dizer sobre o café, especialmente sobre seu principal componente ser psicoativo: a cafeína, uma substância que atua no nosso sistema nervoso central e periférico, estimulando a liberação de neurotransmissores excitatórios. Isso resulta em um melhor desempenho em tempo de reação nas atividades do dia a dia e no raciocínio visuoespacial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


"Ao ingerir o café, a bebida ativa o sistema nervoso central do indivíduo por meio da otimização da percepção que se tem do ambiente, o que pode gerar uma tendência a dependência por melhorar a capacidade de execução de tarefas cotidianas. Isso tem a ver com o sistema de recompensa, que é uma conexão de neurônios que são capazes de gerar sensações prazerosas ou agradáveis após o uso de determinadas substâncias", explica Paulo Takeshi Nakano, neurologista e clínico geral, responsável pelo setor de neurologia do hospital IGESP.

Publicidade


O café libera uma substância chamada endorfina, popularmente conhecida como hormônio do prazer. Embora seja um processo biologicamente primitivo, altera-se a função do sistema de recompensas e faz com que o organismo deixe de se preocupar com o próprio bem-estar e passe a alimentar o vício.


A bebida pode trazer diversos benefícios ao organismo, como melhorar o estado de alerta e tempo de resposta aos estímulos de rotina da pessoa. "O café aparece em estudos como um fator de proteção em relação às doenças de Parkinson e de Alzheimer, além de contribuir com a diminuição do risco de depressão e de diabetes, entre outros. Porém, para que seja benéfico, alguns estudos mostram que a dose considerada segura é de até 400 mg de café por dia, o equivalente a cinco xícaras pequenas de café fresco", afirma o médico.

Todo alimento ingerido em excesso pode acabar prejudicando o organismo. "O consumo excessivo do café pode aumentar a incidência de dores de cabeça, acentuar os sintomas de ansiedade, causar agitação, desencadear arritmia e doença arterial coronariana. Embora a existência de dependência e o abuso seja controversa, a abstinência ao café é algo muito conhecido, sendo a dor de cabeça o sintoma mais comum. Portanto, aprecie com moderação", finaliza o especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade